A TIM foi o destaque do relatório de telefonia móvel mais recente da Opensignal, empresa especializada em dados de velocidade de internet, divulgado nesta semana.

A operadora alcançou qualidade “consistente” de acesso em 60,1% dos testes, contra 57,7% do anotado pela Claro e 56,3% no caso da Vivo.

O levantamento da Opensignal levou em considerações milhões de testes de velocidade. E contempla o período de março a maio de 2023.

Metodologia do ranking

Celular em loja com letreiro de 5G ao lado
(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Opensignal leva em consideração diversos fatores na hora de montar o ranking das operadoras. Entre eles, estão: download, upload e latência.

Uma das métricas do ranking é “qualidade consistente”. Ela mede a frequência com que as condições de rede permitem navegar pelos principais apps e completar as tarefas mais importantes.

Neste quesito, a operadora que levou a melhor foi a Tim.

Dados do ranking

Pessoa usando celular
(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O relatório da Opensignal indica avanço da TIM no quesito de experiência de vídeo, que leva em consideração a qualidade do acesso em plataformas de conteúdo audiovisual.

A edição passada do documento colocou a Claro na liderança, mas este quadro se inverteu.

A Claro manteve o primeiro lugar em velocidade de download e de upload. A empresa atingiu 23,7 Mb/s e 8,1 Mb/s, respectivamente.

O documento ressalta que a Vivo está “no encalço” da rival. Os clientes perceberam os melhores aumentos de velocidade na comparação com o período anterior, um indicativo de que a infraestrutura melhorou.

A empresa também se destacou no 5G, quesito no qual conquistou as mais altas velocidades de download (403 Mb/s) e de upload (35,9 Mb/s).

‘Prêmios’

Pessoa usando celular num dia ensolarado
(Imagem: Bicanski/Pixnio)

Para facilitar a leitura, a empresa divulga as vencedoras dos chamados “prêmios”, que são espécies de categorias diferentes.

Confira abaixo o resumo do ranking mais recente:

É importante ressaltar que há situações em que a diferença é bem pequena entre a primeira e a segunda colocada.

Com informações de Opensignal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!