Lidar com excesso de dados em uma planilha do MicrosoftExcel, pode ser algo bem desafiador, principalmente quando precisa realizar uma correção. O Olhar Digital preparou um passo a passo de como remover acentos do Excel, para evitar incompatibilidades com funções específicas.
Removendo acentos no Excel
O Microsoft Excel não tem uma função nativa para remover acentuações, porém é possível desenvolver uma função personalizada, denominada de UDF (User Defined Function), que desempenha de forma prática essa tarefa.
Em resumo, a criação de uma UDF permite ao usuário personalizar o Excel conforme as suas necessidades e ao tipo de trabalho que o profissional desempenha.
Para o problema de acentuação, é possível criar uma UDF com o intuito de igualar a base de caracteres da célula de busca com a das células do intervalo de busca e remover os acentos de ambas. Confira:
Passo a passo:
- Abrindo o aplicativo
A princípio o usuário deve abrir o Excel;
- Mexendo no editor VBA
Em seguida, basta prescionar as teclas alt + F11 para abrir o editor VBA;
- Selecionando a janela do VBA
Logo, o usuário deve clicar com o botão direito na janela ‘Project – VBA Project’;
- Inserindo um ‘Module’
Assim sendo, basta ir em ‘Insert’ e clicar em ‘Module’;
- O código
Insira o código a seguir
Vale ressaltar, que sem o usuário seguir o passo a passo logo acima, o mesmo não conseguirá a remoção de forma rápida e automatizada das acentuações na planilha. Já que a ferramenta não vem com essa função nativamente na plataforma. E por isso é necessário realizar o código detalhadamente.
Removendo acentos
Logo após criar a função dentro do Excel, o usuário poderá usá-la da mesma forma que qualquer outra função para remoção de acentos de células da planilha. Por exemplo, se o usuário tiver a célular A1 acentuada, é só fazer a seleção de outra célula vazia e inserir a seguinte fórmula:
Em seguida, a célula selecionada será preenchida com a palavra sem acento. E essa é uma excelente solução para quem não quer perder as informações originais e trabalhar com a planilha sem acentuação.
Fonte: Olhar Digital
Comentários