Na Europa, a agência responsável pela avaliação e supervisão de medicamentos (European Medicines Agency – EMA) aprovou a comercialização da primeira vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Trata-se da Abrysvo, indicada para imunização passiva de bebês desde o nascimento até 6 meses de idade após a administração da vacina à mãe durante a gravidez.

Segundo a EMA, a vacina também é indicada para imunização ativa de adultos com 60 anos ou mais. Isso porque o VSR atinge de forma grave pessoas com sistema imunológico fraco e condições subjacentes.

O VSR é um vírus respiratório comum que geralmente causa sintomas leves, semelhantes aos do resfriado. Porém, ele é uma das principais causas de hospitalização de crianças na Europa. No Brasil, um boletim divulgado em maio pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontou que as infecções por VSR superaram as infecções por Covid-19.

Além de poder causar bronquiolite e pneumonia, o vírus sincicial respiratório pode levar a problemas fatais. Adultos com 50 anos ou mais acabam sofrendo muito com o VSR, pois ele pode causar infecção respiratória aguda, doença semelhante à gripe ou pneumonia.

Como é a vacina

Abrysvo é uma vacina bivalente composta por duas glicoproteínas recombinantes de superfície de fusão do vírus selecionadas para otimizar a proteção contra as cepas A e B do VSR. Essas proteínas são essenciais para as infecções e também são os principais alvos dos anticorpos gerados para combater a infecção.

A aceitação da vacina pelo comitê de medicamentos humanos da EMA é baseada em dados de dois estudos principais randomizados, controlados por placebo. Agora, a Comissão Europeia deverá dar a palavra final sobre a autorização de comercialização da Abrysvo em todos os países membros do bloco econômico europeu.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Polina Tankilevitch / Pexels / CC