Segundo uma pesquisa realizada pelo Salesforce, 91% das empresas desejam automatizar processos de negócios. A demanda por tecnologias deste tipo é particularmente alta nos departamentos de pesquisa e serviços administrativos, em que, respectivamente, 39% e 38% desses setores consideram a automação de processos como vital para o desenvolvimento do negócio.
Afinal, os benefícios da automação são inúmeros, como redução de retrabalho, aumento de eficiência e produtividade, menores custos operacionais, melhora na qualidade do serviço prestado ao cliente, agilidade na execução de tarefas repetitivas e rotineiras. Além de proporcionar maior capacidade de processamento de dados, possibilitar a integração com outros sistemas e tecnologias (até as que não possuem opção de integrações nativas, como APIs) e liberar tempo e recursos para atividades que exigem habilidades humanas, como criatividade e tomada de decisão.
No entanto, muitas empresas ainda acham que automatizar é algo para um setor específico e se esquecem que pode ser adotada em diversas áreas do mercado, principalmente para aquelas que possuem processos repetitivos, morosos e rotineiros.
O Gartner prevê que, até 2025, 70% das organizações implementem automação estruturada para oferecer flexibilidade e eficiência, o que representa um aumento de 20% em relação a 2021.
O desafio é fazer com que muitos setores se beneficiem da automação, escalem os negócios e ofereçam produtos e serviços com mais qualidade. Algumas áreas já entenderam o quanto podem ganhar investindo na tecnologia.
Portanto, conheça os setores que mais automatizam:
Manufatura e Indústria
A automação tem um papel fundamental na indústria, desde linhas de produção automatizadas até robôs industriais. Ela ajuda a aumentar a eficiência, reduzir erros humanos, melhorar a qualidade do produto e acelera os tempos de produção. Além disso, a automação também pode contribuir para a segurança dos trabalhadores, substituindo tarefas perigosas e repetitivas.
Atendimento ao Cliente
Chatbots e assistentes virtuais automatizados são usados para fornecer suporte rápido e consistente aos clientes, responder perguntas comuns e resolver problemas básicos. Isso permite uma resposta imediata, disponibilidade 24 horas, sete dias por semana, e redução da carga de trabalho dos agentes humanos, que podem se concentrar nos casos mais complexos e no atendimento personalizado.
Logística e Cadeia de Suprimentos
A automação na logística e cadeia de suprimentos envolve o uso de tecnologias como sistemas de gerenciamento de armazéns, rastreamento automatizado de inventário, transporte autônomo e robôs de picking. Essas automações agilizam o fluxo de produtos, melhoram a precisão do estoque, reduzem erros e atrasos, além de otimizar rotas e reduzir custos operacionais.
Finanças e Contabilidade
Processos como faturamento, conciliação de transações, análise de dados financeiros e relatórios podem ser automatizados, resultando em maior precisão, redução de erros, maior conformidade regulatória e maior eficiência na gestão financeira das empresas.
Recursos Humanos
A automação na área de recursos humanos está relacionada a processos como recrutamento, triagem de currículos, integração de novos funcionários, gestão de folha de pagamento, gestão de benefícios e avaliação de desempenho. Nesse processo, é possível economizar tempo, reduzir erros, melhorar a eficiência e permitir que os profissionais de RH se concentrem em tarefas mais estratégicas e no envolvimento com os colaboradores.
Marketing e Vendas
A automação de marketing e vendas envolve o uso de ferramentas para gerenciar campanhas de marketing, nutrição de leads, análise de dados, pontuação de leads, automação de e-mails, acompanhamento de interações com clientes, entre tantas outras funções. Tudo isso permite a personalização em larga escala, a segmentação de clientes, o aumento da eficiência das equipes de vendas e a melhoria das taxas de conversão.
Fonte: Olhar Digital
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