Uma nova pesquisa do Pew Research Center sobre turismo espacial revelou que mais da metade dos americanos espera poder viajar para o espaço dentro das próximas cinco décadas. O estudo, realizado entre 30 de maio e 4 de junho deste ano, contou com a participação de mais de dez mil indivíduos, procurando avaliar a percepção dos cidadãos dos EUA em relação ao futuro da exploração espacial. Segundo a pesquisa, o número de americanos que acredita que o cidadão médio estará rotineiramente viajando para o espaço nos próximos cinquenta anos aumentou 5% desde 2018.
No entanto, embora mais da metade dos entrevistados espere que o turismo espacial se torne rotina até 2073, bem menos estariam dispostos a fazer a viagem eles mesmos. Cerca de 65% dos participantes da pesquisa disseram que não estariam dispostos a ir para o espaço se tivessem a oportunidade, um número 10% maior do que os 55% que esperam que a viagem espacial esteja amplamente disponível.
Mesmo que se torne realidade, poucos iriam ao espaço a turismo
Brian Kennedy e Alec Tyson, do Pew Research Center, que conduziram o estudo, destacaram que “muita coisa mudou nos últimos cinco anos”. Entre as principais mudanças, apontam o envolvimento crescente de empresas privadas, o turismo espacial tornando-se mais uma realidade e a participação cada vez maior de países como Índia e China na exploração espacial.
A pesquisa revelou que 69% dos americanos acreditam ser essencial que os EUA mantenham-se como líderes na exploração espacial. No entanto, não há um consenso universal sobre como essa liderança deve ser mantida e qual deveria ser o papel da NASA em comparação com o da indústria espacial privada.
Turismo espacial não deveria ser prioridade
Ao serem questionados sobre as prioridades da NASA, 60% dos entrevistados listaram o monitoramento de asteroides potencialmente perigosos como uma preocupação principal. Justamente abaixo disso, 50% classificaram o monitoramento do clima da Terra como uma alta prioridade. No entanto, apenas 11% e 12% acreditam que a NASA deveria priorizar a exploração humana de Marte ou da lua, respectivamente.
Quanto à indústria espacial comercial, a percepção do público é ligeiramente mais positiva, embora muito mais incerta. As empresas privadas de espaço, como SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic, são vistas principalmente de forma positiva por aqueles familiarizados com o assunto, mas quase 40% responderam que não estão familiarizados o suficiente com a indústria espacial comercial para ter uma opinião formada sobre o tema.
Com informações: Space
Fonte: Olhar Digital
Comentários