O programa de descontos do governo acabou. Apesar dos bons resultados, os preços praticados anos 1990 continuam imbatíveis. Na época, foi lançado o tão famoso “carro popular”.

A categoria estreou em 1993 e ficou marcada por modelos modestos e com poucos equipamentos. O motor 1.0 (ou 1000) e o corte na tributação, permitia vender carros novos por menos de R$ 8 mil.

Chevrolet Corsa

Uma das opções mais atraentes da época era o Chevrolet Corsa 1.0. O modelo nasceu em 1983 pelas mãos da Opel, subsidiária alemã da GM.

O hatch, no entanto, só desembarcou por aqui em 1994 em meio ao boom dos carros populares, já repaginado com a carroceria “redondinha”.

Como era o hatch nos anos 1990

Corsa Wind 1994.
Corsa Wind 1994. Imagem: Divulgação/Chevrolet

Como resultado, o modelo foi ganhando terreno e levou a coroa de carro mais vendido do mundo em 1999. O impacto do Corsa foi tão grande no mercado nacional que o presidente da Chevrolet Brasil teve que pedir paciência aos compradores. A montadora não estava conseguindo atender a tantos pedidos.

Quanto custava um Corsa em 1994?

Quanto custaria o mesmo modelo hoje?

Hoje, com a inflação, o mesmo carro seria vendido por quase R$ 70 mil (pouco mais de 53 salários mínimos atuais), acima do Renault Kwid (R$ 68.990).

A boa notícia para quem já tem um Corsa Windows ano 1994 é que o modelo desvalorizou pouco. Na Fipe atualizada, o Corsa Wind 1994 vale R$ 7.391 no mercado de seminovos.

Fim da linha no Brasil

Corsa Classic 2016. Imagem: Divulgação/Chevrolet