Quem para Vágner Love? O artilheiro do amor vive grande fase e, mesmo aos 39 anos, convive com seu melhor desempenho em quase uma década. Love já tem 22 gols na temporada e alcançou um feito para poucos no domingo: o gol contra o Sampaio Corrêa, que garantiu a vitória do Sport na Série B, foi o de número 400 do atacante.
Atual artilheiro da Série B, com nove gols, Vágner Love pode fazer desta uma das temporadas com mais gols em seus 20 anos de carreira. Neste momento, a marca dos 22 gols já é a melhor do atacante desde a temporada 2016/27, quando marcou 23 pelo Alanyaspor, da Turquia – à época, a média era bem melhor que a atual, com os tentos anotados em apenas 28 jogos (atualmente são 41).
Ao longo dos 20 anos de carreira, Love ultrapassou sua marca atual de gols em apenas quatro temporadas. Nas melhores delas, foram 32 gols, em 2008 pelo CSKA, da Rússia, e em 2004, com incríveis 41 gols, divididos entre Palmeiras (26) e CSKA (15).
Apenas dois outros jogadores em atividade no futebol brasileiro já ultrapassaram a barreira dos 400 gols na carreira. O maior goleador que joga no país é o uruguaio Luís Suárez, de longe. Luisito tem 544 gols na carreira e também tem bons números pelo Grêmio, com 16 gols até aqui, mas não tem sequência garantida no Tricolor Gaúcho.
Se a briga com Luisito pode ser considerada “perdida”, há uma disputa bastante ativa pelo segundo posto de maior goleador no país. Hulk, do Atlético Mineiro, é outro que alcançou recentemente a marca dos 400 gols e atualmente tem 402. O craque do Atlético bateu a marca no início de junho, contra o rival Cruzeiro.
A disputa entre Love e Hulk se torna ainda mais acirrada pelos números na temporada de ambos, que são bastante parecidos. Enquanto Love tem 22 gols em 41 jogos em 2023, Hulk soma 21 e 37 partidas pelo Galo.
Os dois veteranos têm trajetórias bastante parecidas na carreira. Love tem as artilharias do Campeonato Russo, Turco e da Liga Europa no currículo, enquanto Hulk foi o principal goleador da Liga Portuguesa, Brasileirão, Campeonato Russo e Copa do Brasil.
Fora Suárez, Hulk e Love, nenhum jogador em atividade no Brasil chega sequer perto dos 400 gols na carreira. Os nomes que mais se destacam são Diego Souza (275), Nenê (264), Wellington Paulista (242), Gabigol (241) e Léo Gamalho (233). O brasileiro com mais gols no mundo hoje é Neymar. O craque do Paris Saint-Germain soma 436 gols.
Fonte: Ogol
Comentários