São inúmeros os filmes voltados para crianças que, aparentemente inocentes, escondem uma aura assustadora. Abaixo, listamos 10 filmes voltados para crianças ou toda a família que apresentam elementos sombrios e momentos arrepiantes.
Lista de filmes
A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)
Baseado no livro de Roald Dahl, o longa “A Fantástica Fábrica de Chocolate” é uma fantasia infanto-juvenil que contém elementos assustadores.
Além das várias cenas e momentos de gerar espanto, um dos aspectos mais assustadores do filme é o próprio Willy Wonka (Gene Wilder). O personagem é excêntrico, imprevisível e às vezes até um pouco sádico. Há momentos em que ele parece brincar com os medos e inseguranças das crianças que visitam sua fábrica, gerando situações inquietantes.
Uma nova versão de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” para o cinema foi lançada em 2005, dirigida por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp como Willy Wonka. E em 2023, é lançada uma prequel focada no Willy Wonka, com Timothée Chalamet no papel, intitulada “Wonka”.
Convenção das Bruxas (1990)
Outro filme baseado na obra Roald Dahl, “Convenção das Bruxas” é um filme de fantasia infantil que encanta públicos de todas as idades, embora contenha momentos assustadores.
Dirigido por Nicolas Roeg, a história segue um garoto que, durante suas férias com a avó em um hotel à beira-mar, descobre uma convenção secreta de bruxas planejando transformar crianças em ratos.
O ponto mais aterrorizante do longa reside na aparência real das bruxas, que se escondem por trás de um disfarce humano e revelam uma imagem grotesca e repulsiva ao removê-lo.
Uma nova versão de “Convenção das Bruxas” para o cinema foi lançada em 2020.
Coraline e o Mundo Secreto
Dirigido por Henry Selick e baseado no romance de Neil Gaiman, “Coraline” é um filme de animação em stop-motion bastante elogiado e amplamente reconhecido por seus elementos perturbadores.
Na história, a garota Coraline descobre uma passagem secreta para um mundo paralelo, que parece ser uma versão idealizada de sua vida, com pais mais afetuosos. No entanto, logo o lugar revela seu lado maligno, especialmente com o comportamento perturbador dos “outros pais” e a presença de criaturas sinistras.
Os Fantasmas se Divertem
Dirigido por Tim Burton, “Os Fantasmas se Divertem” é um filme de comédia e fantasia voltado para toda família. Apesar de hilário e agradável, o filme tem seus momentos assustadores.
Na trama, um casal que morreu recentemente tenta assustar uma nova família que se mudou para sua casa. Ao falharem na assombração, os fantasmas pedem ajuda ao insano bioexorcista Beetlejuice (Michael Keaton).
O filme apresenta uma série de eventos excêntricos e sobrenaturais, incluindo personagens fantasmagóricos e criaturas estranhas.
A Viagem de Chihiro
“A Viagem de Chihiro” é uma animação japonesa aclamada, dirigida por Hayao Miyazaki e produzida pelo Studio Ghibli. Embora apropriada para todas as idades, o filme explora questões psicológicas e filosóficas de forma profunda, com uma estética poética que pode parecer estranha e sombria para algumas crianças.
Chihiro é uma menina que fica presa em um mundo misterioso quando seus pais são transformados em porcos por uma maldição. Em sua jornada, ela encontra espíritos, monstros e seres sobrenaturais, vivendo momentos encantadores e situações bizarras.
O Estranho Mundo de Jack
Dirigido por Henry Selick, criado e produzido por Tim Burton, “O Estranho Mundo de Jack” é uma animação em stop-motion com uma estética gótica e sombria, combinando elementos de fantasia, comédia e horror em uma história única e visualmente impressionante.
No enredo, Jack Skellington, o rei de Halloween, está entediado de assustar os humanos todo dia 31 de outubro. Quando ele descobre a magia do natal, ele decide sequestrar o Papai Noel e entregar presentes macabros e assustadores para as crianças na manhã de Natal.
O Cristal Encantado
“O Cristal Encantado” é um filme infantil de fantasia-sombria, com um tom de horror bastante acentuado. O filme foi dirigido por Jim Henson e Frank Oz, os criadores dos Muppets.
O filme apresenta marionetes incrivelmente detalhadas e efeitos visuais impressionantes, mas o design dos personagens, especialmente dos Skeksis, são bem sinistros. Algumas cenas são carregadas de tensão e têm uma atmosfera sinistra, o que pode assustar os espectadores mais jovens.
O Caldeirão Mágico
A animação da Disney “O Caldeirão Mágico” enfrentou dificuldades na comercialização para o público infantil devido ao seu tom sombrio e acabou sendo um fracasso nas bilheterias. No entanto, ao longo do tempo, o filme ganhou status cult.
Devido ao seu conteúdo mais obscuro e algumas cenas assustadoras, o filme recebeu uma classificação PG (orientação dos pais sugerida) nos Estados Unidos, tornando-o menos adequado para crianças muito jovens ou mais sensíveis.
Babe – O Porquinho Atrapalhado na Cidade
“Babe – O Porquinho Atrapalhado na Cidade” é a sequência do bem sucedido “Babe – O Porquinho Atrapalhado”, ambos direcionados ao público infantil. No entanto, a continuação se destaca por apresentar um tom bem mais sombrio, triste e desolador, o que pode ser considerado estranho e assustador para crianças mais sensíveis.
Sob a direção de George Miller, o filme equilibra habilmente momentos de comédia, diversão e aventura, apresentando animais que falam e uma estética deslumbrante. Ao mesmo tempo, ele apresenta momentos aterrorizantes, cenas chocantes e uma aura irremediavelmente melancólica.
Gremlins 1 e 2
Aqui vale por dois! “Gremlins” (1984) e “Gremlins 2: A Nova Turma” (1990), ambos dirigidos por Joe Dante, são filmes infantis que possuem elementos insanos e aterrorizantes.
Os dois longas são filmes de comédia e fantasia, hilariantes e divertidas; porém, são repletos de cenas de terror e violência, rendendo momentos assustadores. Os gremlins são mostrados como criaturas travessas e caóticas, que podem causar estragos na sociedade a nível apocalíptico.
Ademais, esses filmes apresentam uma abordagem satírica e cáustica em relação ao capitalismo e à indústria do entretenimento, além de conterem cenas e momentos inacreditáveis e até mesmo subversivos para um filme produzido por um grande estúdio.
Fonte: Olhar Digital
Comentários