O governo da Alemanha vai injetar cerca de 20 bilhões de euros, quase R$ 105 bilhões, na indústria de chips semicondutores. O anúncio foi realizado pelo Ministério da Economia do país nesta terça-feira (25) e faz parte da chamada guerra dos chips, com diversos países buscando diminuir a dependência da produção estrangeira, especialmente proveniente da Ásia.

Leia mais

Nas últimas semanas, a Alemanha conseguiu atrair fabricantes globais da tecnologia através do oferecimento de subsídios da Lei de Chips da União Europeia, que tem como objetivo dobrar a participação do bloco na produção de semicondutores para 20% até 2030.

A Intel, por exemplo, planeja gastar mais de 30 bilhões de euros, o equivalente a R$ 157 bilhões, na construção de duas fábricas em Magdeburg, no nordeste alemão, o que representa o maior investimento estrangeiro da história da Alemanha.

As autoridades de Berlim ainda informaram que a taiwanesa TSMC, maior fabricante de chips do mundo, está negociando a construção de uma fábrica em Dresden.

Diversos países do mundo têm anunciado investimentos na produção de chips (Imagem: H_Ko/Shutterstock)

Críticas de empresários e de ambientalistas

Guerra dos chips

Importância dos chips semicondutores

Com informações de Reuters.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!