Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Empresa diz que armas foram comercializadas conforme procedimentos necessários

25/07/2023 às 18:46
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Empresa diz que armas foram comercializadas conforme procedimentos necessários

Defesa da Federal Armas, empresa alvo de operação de policiais civis do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) na manhã desta terça-feira (25/7), em Dourados, disse que todo o armamento comercializado segue os procedimentos necessários do Exército Brasileiro e da Polícia Federal. 

Na loja, especializada em armamentos, os agentes apreenderam 27 fuzis durante cumprimento de mandados de busca e apreensão. Uma outra arma do tipo acabou apreendida na residência do empresário Claudinei Tolentino Marques, que disse não fazer mais parte do quadro de sócios da empresa. 

A defesa da Federal Armas considerou a operação ‘desproporcional’ e disse que ainda não obteve acesso ao processo. 

“Na data de hoje, foi realizada busca e apreensão nas dependências da Empresa Federal Armas, em medida totalmente desnecessária e desproporcional, a que até este momento a defesa sequer teve acesso, em razão do nível de sigilo. De qualquer forma, a empresa esclarece que nenhuma arma foi comercializada sem a apresentação do certificado de registro (CR). Cumpre mencionar que a competência sobre a idoneidade e regularidade do comprador é feito pelo Exército e Policia Federal, não tendo a empresa vendedora qualquer atribuição de verificar a regularidade de documentação de quem adquiriu”, diz trecho da nota. 

No mesmo material, os advogados também citam que empresa e seus representantes não foram chamados a prestar qualquer depoimento, “sendo certo que Ministério do Exército instaurou procedimentos administrativos para apurar vendas após a data de 05 de setembro de 2022, nos quais a empresa está apresentando as defesas e justificativas, motivo pelo qual a ação desencadeada hoje é também totalmente precipitada”. 

Apreensões

Balanço divulgado no início da tarde desta terça-feira (25/7) aponta que além de fuzis, ação desencadeada pelo Dracco apreendeu ainda pistolas, espingardas e carregadores. Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Dourados e Ivinhema. 

De acordo com as informações da Polícia Civil, a ação mira repreender o comércio irregular de armas de fogo de uso restrito. 
Os trabalhos de hoje resultaram na apreensão de 28 fuzis 5,56 nato, duas pistolas 9mm, 1SMT 9mm, uma espingarda .357 e outra calibre 12, além de diversos carregadores, segundo divulgou a PCMS.

Armamento 

O principal ponto de cumprimento dos mandados de busca e apreensão ocorreu na Federal Armas, loja especializada em armas localizada na Avenida Hayel Bon Faker, próximo ao Trevo da Bandeira, em Dourados.

No local, de acordo com o Dracco, houve a apreensão de pelo menos 27 fuzis. 

Foi preciso o auxílio de um caminhão baú para que as armas fossem colocadas e posteriormente levadas. 

A investigação mostra que os fuzis comercializados pela empresa foram negociados por valores considerados “extremamente baixos”, o que, para a polícia, representa indício de suposta sonegação fiscal. 

No caso mais grave identificado, constatou-se que uma dessas armas foi negociada pela empresa alvo com um criminoso com mandado de prisão em aberto e condenação de 24 anos a cumprir pelo crime de tráfico de drogas nacional e internacional. 

O homem foi preso recentemente em Balneário Camboriú (SC), na posse do fuzil calibre 5,56, adquirido através desse comércio instalado em Dourados. Ele portava ainda duas pistolas 9mm e um revólver calibre .357, munições, além de mais de R$ 40 mil em espécie. 

A operação desencadeada pela Dracco envolveu mais de 50 policiais civis, distribuídos entre equipes do departamento, e ainda, do GOI, 1ª DP, 3ª DP de Campo Grande e equipe do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Ivinhema. 
Além disso, contou com o apoio da Sefaz (Secretaria Estado de Fazenda), da Polícia Federal e do Exército Brasileiro.
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias