Empresa diz que armas foram comercializadas conforme procedimentos necessários
Anuncie Aqui
Empresa diz que armas foram comercializadas conforme procedimentos necessários
Defesa da Federal Armas, empresa alvo de operação de policiais civis do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) na manhã desta terça-feira (25/7), em Dourados, disse que todo o armamento comercializado segue os procedimentos necessários do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.
Na loja, especializada em armamentos, os agentes apreenderam 27 fuzis durante cumprimento de mandados de busca e apreensão. Uma outra arma do tipo acabou apreendida na residência do empresário Claudinei Tolentino Marques, que disse não fazer mais parte do quadro de sócios da empresa.
A defesa da Federal Armas considerou a operação ‘desproporcional’ e disse que ainda não obteve acesso ao processo.
“Na data de hoje, foi realizada busca e apreensão nas dependências da Empresa Federal Armas, em medida totalmente desnecessária e desproporcional, a que até este momento a defesa sequer teve acesso, em razão do nível de sigilo. De qualquer forma, a empresa esclarece que nenhuma arma foi comercializada sem a apresentação do certificado de registro (CR). Cumpre mencionar que a competência sobre a idoneidade e regularidade do comprador é feito pelo Exército e Policia Federal, não tendo a empresa vendedora qualquer atribuição de verificar a regularidade de documentação de quem adquiriu”, diz trecho da nota.
No mesmo material, os advogados também citam que empresa e seus representantes não foram chamados a prestar qualquer depoimento, “sendo certo que Ministério do Exército instaurou procedimentos administrativos para apurar vendas após a data de 05 de setembro de 2022, nos quais a empresa está apresentando as defesas e justificativas, motivo pelo qual a ação desencadeada hoje é também totalmente precipitada”.
Apreensões
Balanço divulgado no início da tarde desta terça-feira (25/7) aponta que além de fuzis, ação desencadeada pelo Dracco apreendeu ainda pistolas, espingardas e carregadores. Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Dourados e Ivinhema.
De acordo com as informações da Polícia Civil, a ação mira repreender o comércio irregular de armas de fogo de uso restrito.
Os trabalhos de hoje resultaram na apreensão de 28 fuzis 5,56 nato, duas pistolas 9mm, 1SMT 9mm, uma espingarda .357 e outra calibre 12, além de diversos carregadores, segundo divulgou a PCMS.
Armamento
O principal ponto de cumprimento dos mandados de busca e apreensão ocorreu na Federal Armas, loja especializada em armas localizada na Avenida Hayel Bon Faker, próximo ao Trevo da Bandeira, em Dourados.
No local, de acordo com o Dracco, houve a apreensão de pelo menos 27 fuzis.
Foi preciso o auxílio de um caminhão baú para que as armas fossem colocadas e posteriormente levadas.
A investigação mostra que os fuzis comercializados pela empresa foram negociados por valores considerados “extremamente baixos”, o que, para a polícia, representa indício de suposta sonegação fiscal.
No caso mais grave identificado, constatou-se que uma dessas armas foi negociada pela empresa alvo com um criminoso com mandado de prisão em aberto e condenação de 24 anos a cumprir pelo crime de tráfico de drogas nacional e internacional.
O homem foi preso recentemente em Balneário Camboriú (SC), na posse do fuzil calibre 5,56, adquirido através desse comércio instalado em Dourados. Ele portava ainda duas pistolas 9mm e um revólver calibre .357, munições, além de mais de R$ 40 mil em espécie.
A operação desencadeada pela Dracco envolveu mais de 50 policiais civis, distribuídos entre equipes do departamento, e ainda, do GOI, 1ª DP, 3ª DP de Campo Grande e equipe do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Ivinhema.
Além disso, contou com o apoio da Sefaz (Secretaria Estado de Fazenda), da Polícia Federal e do Exército Brasileiro.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários