Uma nova safra de ferramentas de IA (inteligência artificial) promete simplificar tarefas, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade no local de trabalho. Mas essa não foi a experiência do editor Neil Clarke até agora.

Para quem tem pressa:

Clarke disse à CNN que recentemente teve que fechar temporariamente o formulário de envio online para sua revista de ficção científica e fantasia, Clarkesworld, depois que sua equipe foi inundada com um dilúvio de envios gerados por IA “consistentemente ruins”.

São algumas das piores histórias que já vimos, na verdade. Mas é mais um problema de volume, não de qualidade. A quantidade está nos enterrando. Quase dobrou nossa carga de trabalho

Neil Clarke, editor.

IA: uma ‘pedra no sapato’

Ilustração de mão robótica segurando folha de papel com quadrados rosas em volta
(Imagem: Rawpixel)

Essa foi a expressão usada pelo editor para se referir às ferramentas de IA mais recentes. Clarke disse que antecipa que sua equipe terá que encerrar as inscrições novamente. “Vai chegar a um ponto em que não podemos lidar com isso”, disse.

Desde que o ChatGPT foi lançado, no final de 2022, muitas das figuras mais proeminentes do mundo da tecnologia foram poéticas ao falarem sobre como a IA tem o potencial de aumentar a produtividade, nos ajudar a trabalhar menos e criar novos e melhores empregos no futuro.

No entanto, como costuma acontecer com a tecnologia, o impacto a longo prazo nem sempre é claro ou o mesmo em todos os setores e mercados.

Além disso, o caminho para uma tecno-utopia costuma ser acidentado e atormentado por consequências não intencionais.

Entre essas consequências estão advogados multados por enviar citações judiciais falsas do ChatGPT e uma pequena publicação enterrada sob uma avalanche de envios gerados por computador, por exemplo.

Onda da IA

Mãos robóticas segurando jornal para ilustrar a imprensa e inteligência artificial
(Imagem: Freepik)

As grandes empresas de tecnologia agora estão correndo para surfar na onda da IA, prometendo investimentos significativos em novas ferramentas baseadas em IA que prometem simplificar o trabalho.

Essas ferramentas podem ajudar as pessoas a redigir e-mails rapidamente, fazer apresentações e resumir grandes conjuntos de dados ou textos.

Em um estudo recente, pesquisadores do MIT descobriram que o acesso ao ChatGPT aumentava a produtividade dos funcionários que recebiam tarefas como escrever cartas de apresentação, e-mails “delicados” e análises de custo-benefício.

Mathias Cormann, secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, disse recentemente que a organização intergovernamental descobriu que a IA pode melhorar alguns aspectos da qualidade do emprego, mas há contrapesos.

Em comentários públicos, apontando para as conclusões de um relatório divulgado pela organização, Cormann disse:

Os trabalhadores relatam que a intensidade de seu trabalho aumentou após a adoção da IA ​​em seus locais de trabalho.

O relatório também descobriu que, para não especialistas em IA e não gerentes, o uso da IA ​​teve apenas um “impacto mínimo nos salários até agora” – o que significa que, para o funcionário médio, o trabalho está aumentando, mas o salário não.

Com informações da CNN

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