Uma nova safra de ferramentas de IA (inteligência artificial) promete simplificar tarefas, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade no local de trabalho. Mas essa não foi a experiência do editor Neil Clarke até agora.
Para quem tem pressa:
Clarke disse à CNN que recentemente teve que fechar temporariamente o formulário de envio online para sua revista de ficção científica e fantasia, Clarkesworld, depois que sua equipe foi inundada com um dilúvio de envios gerados por IA “consistentemente ruins”.
São algumas das piores histórias que já vimos, na verdade. Mas é mais um problema de volume, não de qualidade. A quantidade está nos enterrando. Quase dobrou nossa carga de trabalho
Neil Clarke, editor.
IA: uma ‘pedra no sapato’
Essa foi a expressão usada pelo editor para se referir às ferramentas de IA mais recentes. Clarke disse que antecipa que sua equipe terá que encerrar as inscrições novamente. “Vai chegar a um ponto em que não podemos lidar com isso”, disse.
Desde que o ChatGPT foi lançado, no final de 2022, muitas das figuras mais proeminentes do mundo da tecnologia foram poéticas ao falarem sobre como a IA tem o potencial de aumentar a produtividade, nos ajudar a trabalhar menos e criar novos e melhores empregos no futuro.
No entanto, como costuma acontecer com a tecnologia, o impacto a longo prazo nem sempre é claro ou o mesmo em todos os setores e mercados.
Além disso, o caminho para uma tecno-utopia costuma ser acidentado e atormentado por consequências não intencionais.
Entre essas consequências estão advogados multados por enviar citações judiciais falsas do ChatGPT e uma pequena publicação enterrada sob uma avalanche de envios gerados por computador, por exemplo.
Onda da IA
As grandes empresas de tecnologia agora estão correndo para surfar na onda da IA, prometendo investimentos significativos em novas ferramentas baseadas em IA que prometem simplificar o trabalho.
Essas ferramentas podem ajudar as pessoas a redigir e-mails rapidamente, fazer apresentações e resumir grandes conjuntos de dados ou textos.
Em um estudo recente, pesquisadores do MIT descobriram que o acesso ao ChatGPT aumentava a produtividade dos funcionários que recebiam tarefas como escrever cartas de apresentação, e-mails “delicados” e análises de custo-benefício.
Mathias Cormann, secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, disse recentemente que a organização intergovernamental descobriu que a IA pode melhorar alguns aspectos da qualidade do emprego, mas há contrapesos.
Em comentários públicos, apontando para as conclusões de um relatório divulgado pela organização, Cormann disse:
Os trabalhadores relatam que a intensidade de seu trabalho aumentou após a adoção da IA em seus locais de trabalho.
O relatório também descobriu que, para não especialistas em IA e não gerentes, o uso da IA teve apenas um “impacto mínimo nos salários até agora” – o que significa que, para o funcionário médio, o trabalho está aumentando, mas o salário não.
Com informações da CNN
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários