O rebranding do Twitter para X não está indo bem. Além do lançamento aleatório, a empresa não garantiu os direitos de propriedade intelectual da marca X, segundo a Reuters. Nem da “@x” na própria rede social.

Para quem tem pressa:

Como se não bastasse, o Twitter não obteve permissão para retirar a placa do Twitter de sua sede em São Francisco, nos EUA, exigindo intervenção policial para interromper o trabalho.

Além disso, a empresa de Elon Musk nem tentou proteger a página “@x”– de Gene X. Hwang, do estúdio Orange Photography – na rede social, de acordo com o site Tech Crunch.

@x no Twitter

Captura de tela da página X no Twitter
(Imagem: Reprodução/redes sociais)

A conta “@x” está atualmente definida como privada. Mas é referenciada pela conta @orangephoto, também com sede em São Francisco.

O estúdio credita seus fundadores pelas suas “arrobas” na rede social: “@x & @jackhuynh” – Gene X. Hwang e Jack Huynh, respectivamente.

De acordo com Hwang, ninguém do Twitter/X o procurou, até o momento, para tratar sobre a conta “@x” que ele opera. Mas observou que ficaria feliz em conversar sobre isso com a empresa.

Ele também disse:

Estou esperando para ver o que pode acontecer. E eu estaria disposto a abrir mão do controle [sobre a página] se eles fizessem uma oferta que fizesse sentido.

Hwang também contou que não tem um número em mente em termos de qual deve ser o preço certo para abrir mão do nome da conta.

Para você ter uma ideia, os preços “arrobas” cobiçadas no Instagram, por exemplo, tendem a ser vendidos por milhares de dólares.

Rebranding bagunçado

Captura de tela da página oficial do Twitter na rede social
(Imagem: Reprodução/redes sociais)

Ao que tudo indica, o rebranding do Twitter para X tropeçou bastante, dada a forma como os eventos ocorreram nas horas seguintes ao anúncio de Elon Musk.

O site e o aplicativo do Twitter não removeram totalmente as referências ao Twitter. E, embora a conta oficial da rede social tenha sido renomeado como “X”, a “arroba” segue como “Twitter”.

Especialistas consideram o movimento sem grandes mudanças na plataforma como “impulsivo” e “uma aposta desnecessária em um futuro nebuloso”.

Além de problemas de pronúncia por usuários do mundo todo e dificuldade para encontrar a X em buscadores na internet, a decisão de jogar fora a marca Twitter é errada, dizem os analistas.

Isso porque desconsidera mais de 17 anos de história da empresa, fundada em 2006 como um “microblog”.

Com informações de Reuters e Tech Crunch