SpaceX lançará maior satélite de comunicações comerciais do mundo nesta quarta-feira
Júpiter 3, desenvolvido pela Maxar Technologies, integrará frota de satélites em órbita para fornecer serviços de internet banda larga nas Américas do Norte e do Sul.
Teste importante realizado com satélite que cai sobre a Terra
Prejuízo milionário: maior satélite de internet do mundo pode não funcionar
Radiação pode destruir satélites e impedir missões espaciais
Detalhes do lançamento
O Júpiter 3 será lançado através de um foguete Falcon Heavy da SpaceX.
Este satélite possui a envergadura de uma asa de um avião comercial, medindo entre 40 e 50 metros.
A decolagem está agendada para acontecer no Complexo de Lançamento-39A, localizado no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
Esse lançamento marcará a sétima vez que o foguete triplo impulsionador da SpaceX é utilizado.
Após o lançamento, serão realizadas algumas semanas de ajustes para colocar o satélite na órbita correta e efetuar testes de funcionamento, antes de ser colocado em operação.
Aprimorando a conectividade
Com o funcionamento do Júpiter 3, a frota de satélites da Hughes terá suas capacidades de taxa de dados duplicadas.
O satélite irá suportar serviços como Wi-Fi a bordo e planos de internet de baixa latência, aumentando o uso de Wi-Fi doméstico em conjunto com outras tecnologias sem fio.
“Com um acréscimo de 500 Gbps na capacidade de nossa frota de satélites, o Jupiter 3 nos permitirá atender a mais clientes, especialmente onde o cabo e a fibra não alcançam, possibilitando que eles trabalhem em casa, estudem, joguem online, interajam com suas comunidades e mantenham contato com familiares e amigos”, afirmou Hamid Akhavan, CEO da EchoStar, controladora da Hughes.
De acordo com a Maxar, o Júpiter 3 apresenta uma arquitetura tecnológica atualizada, permitindo a miniaturização da eletrônica do satélite, a inclusão de amplificadores de estado sólido e uma eficiência aprimorada para suas antenas.
Com informações de Space.com.
Comentários