Conselho de Desenvolvimento vai definir estratégia e planejar crescimento de Dourados
Anuncie Aqui
Conselho de Desenvolvimento vai definir estratégia e planejar crescimento de Dourados
A sociedade civil em Dourados buscar criar o Coded (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados) com foco em definição de um planejamento que contribua com o crescimento do município. As ações tem sido debatidas na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), instituição que apoia a ação.
Desde a terça-feira (25/7), o ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, que é um dos fundadores do conselho colaborativo atuante na cidade paranaense, participa de atividade com segmentos educacionais na Associação.
Durante o evento nesta quarta (26), Silvio Barros disse em entrevista ao Dourados News que o conselho precisa levar em consideração que cada cidade tem suas características próprias, vocações naturais e diferenciais de competividade para o mercado e as estratégias precisam ser traçadas com foco em desenvolvimento econômico.
“É preciso observar os diferenciais de competitividade para o mercado e o mundo tem algumas tendências que estão se consolidando, a ideia é que esse grupo possa definir quais são as tendências globais e essas se convergem com as vocações e os potenciais do município. Diante disso, buscar definir uma política pública focada nesses elementos, com foco em desenvolvimento econômico, pois saúde, educação, segurança não existem sem recursos financeiros e com isso visar para que até a prefeitura possa oferecer serviços públicos de melhor qualidade”, pontuou.
O presidente da Aced, Paulo Roberto Campione, disse que ter um modelo de ação, como o da cidade de Maringá, é significativo para Dourados. Ele frisou o aspecto adaptável do conselho.
“Nos apaixonamos pela ideia, temos apoiado a proposta. É importante adotarmos um modelo do que já seguiu em outra cidade, como Maringá, que é referência e também é notável em cidades como Paranavaí, Foz do Iguaçu e Cascavel [todas no Paraná] estão dando certo e Dourados tem tudo para dar certo. É um conselho colaborativo, propositivo, que vai servir para qualquer prefeito, sendo flexível”, apontou.
O ponto de um projeto adaptável, também foi citado por Barros que citou que precisa ocorrer um “planejamento estratégico de propriedade da sociedade civil organizada que possa ser protegido contra alternância político ideológica”.
A proposta seguirá em andamento juntamente a sociedade civil, sendo possível a contratação de uma consultoria especializada.
Durante toda essa quarta-feira (26), as ações terão sequência com a participação de Silvio Barros, sendo durante a tarde com o terceiro setor e a noite, em uma aula magna, ambas atividades na Aced.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários