O mercado de bicicletas elétricas está repleto de opções modernas e cheias de tecnologia. A marca alemã My Boo preferiu chamar a atenção do consumidor pelo uso de um material menos comum, o bambu.

O conceito em si não é novo e já foi utilizado por outras fabricantes antes. A diferença aqui é que se trata de uma mountain bike elétrica “para passeios esportivos off-road” e não uma bicicleta comum, destaca a fabricante.

Como é a e-bike de bambu

Alguns pedaços de bambu são unidos por cordas de cânhamo embebidas em cola para manter a aparência natural da moldura. Imagem: Divulgação/MyBoo

Para começar, o bambu cru passa por secagem durante meses e só vai para o próximo passo quando está totalmente livre de umidade. Em seguida, o material e cortado e moldado para construir a estrutura da bike.

Depois disso, as molduras ainda passam pelo controle de qualidade antes de serem pintadas. Por fim, os quadros são então enviados para a fábrica da marca em Kiel, na Alemanha, onde as e-bikes são montadas.

 Imagem: Divulgação/MyBoo

Como visto nas imagens, quase todo o quadro é feito de bambu, exceto por peças que precisam ser usinadas e fortes o suficiente para suportar os solavancos nas trilhas.

Na frente, a My Akatora EP8 usa um garfo RockShox com 100 milímetros de curso de suspensão, deixando claro que o modelo é uma opção para quem pega trilhas leves, e não passeios mais desafiadores com saltos, quedas e descidas longas.

Quanto custa

Com a moldura da bike é feita à mão, cada unidade sai pela bagatela de 5.499 euros, quase R$ 29 mil na cotação atual. Não há notícias de lançamento em outros mercados.

Com informações da MyBoo e Clean Rider

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!