Mais mulheres do que homens podem perder seus empregos até 2030 por causa da inteligência artificial e da automação, revela o novo relatório da McKinsey Global Institute. E, como você verá nessa reportagem, isso tem tudo a ver com a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

Segundo o estudo, publicado nesta quarta-feira (26), cerca de 30% das horas trabalhadas nos Estados Unidos podem ser automatizadas até o final da década.

O que você precisa saber

Mas nem tudo é negativo: outro dado importante estima que funcionários negros ou hispânicos, trabalhadores sem formação superior e pessoas mais velhas ou mais jovens terão maior probabilidade de encontrar novas oportunidades empregos até 2030.

O relatório diz que o mercado de trabalho será abalado pelos investimentos do governo norte-americano em tecnologia verde, crescente demanda por profissionais de saúde e as mudanças estruturais que vieram com a pandemia. Com isso, novos empregos surgirão nas indústrias ao mesmo tempo que algumas funções se tornarão obsoletas.

Apesar de a IA e automação tornarem alguns empregos obsoletos, a pesquisa diz que a tecnologia pode otimizar tarefas mecânicas ou técnicas e, ao mesmo tempo, aumentar o tempo gasto com trabalhos criativos ou estratégicos.

Profissionais de direito e engenharia civil devem ser os mais beneficiados com a automatização, enquanto, aqueles trabalham com áreas manuais, como saúde e agricultura.

Com informações de Washington Post.