Você já imaginou que a NASA poderia ficar sem energia? E que isso poderia causar um problemão? Foi exatamente essa situação que aconteceu com a agência na última terça-feira (25), fazendo com que a equipe em Houston perdesse brevemente o contato com a Estação Espacial Internacional (ISS).
A queda ocorreu enquanto uma manutenção era feita no prédio do do Houston’s Johnson Space Center. Para avisar os astronautas do problema, a equipe precisou contar com a ajuda de sistemas de comunicação russos.
Apesar de não ter tido grandes problemas, a NASA se apressou para comunicar a tripulação da queda de energia, e os astronautas foram informados cerca de 20 minutos depois.
O gerente do programa da estação espacial, Joel Montalbano, disse que nem os astronautas nem a estação estiveram em perigo e que os sistemas de controle de backup assumiram o controle para restaurar as comunicações normais em 90 minutos.
“Não foi um problema a bordo. Isso foi puramente um problema de solo ”, disse ele. “Em nenhum momento a tripulação ou o veículo estiveram em perigo.”
Sabíamos que esse trabalho estava acontecendo e, em preparação para isso, temos o sistema de comando e controle de backup que usaríamos se tivéssemos que fechar o centro de emergência meteorológica, especialmente importante durante a temporada de furacões
Joel Montalbano
Estação Espacial sem comunicação
Essa foi a primeira vez na história que a NASA precisou usar seu sistema de emergência para falar com a Estação Espacial.
A agência possui um centro de controle longe de Houston em caso de alguma evacuação. Entretanto, dessa vez a comunicação emergencial pode ser feita no próprio Johnson Space Center apesar da falta de energia.
“Vamos entender melhor o que aconteceu e então pegar as lições aprendidas e seguir em frente”, disse Montalbano.
Fonte: Olhar Digital
Comentários