Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Qual é o sapo mais venenoso do mundo?

Qual é o sapo mais venenoso do mundo?

Sapo mais venenoso do mundo

Você sabia que no mundo existem diferentes tipos de sapos venenosos? Um deles tem apenas cinco centímetros de comprimento, mas possui o título de o sapo mais venenoso do mundo, com a capacidade de causar paralisia no sistema nervoso da vítima e de matar até dez pessoas adultas!

Conheça a Phyllobates Terribilis, o sapo mais venenoso do mundo

Com a sua cor amarela vibrante, podendo ser também laranja ou até verde-claro. a Phyllobates Terribilis possui tamanho minúsculo, ela pertence ao grupo da família dendrobatidae e vive na floresta tropical, costa da Colômbia. Por conta do desmatamento na floresta, essa espécie está ameaçada de extinção.

A sua alimentação é farta de besouros, cupins, moscas, formigas e grilos. Há séculos, o povo indígena emberá, que vive na Colômbia, utiliza do veneno da espécie para colocar na arma de caça.

Por que essa espécie é tão letal?

Esse sapo produz alta quantidade de batracotoxina, uma potente neurotoxina. A produção dela pelo anfíbio pode chegar até 1900 microgramas, assim, ele fica 20 vezes mais tóxico do que os demais sapos da espécie.

Não se sabe ao certo a origem da toxicidade deste animal, mas há indícios de que o veneno venha das plantas que as presas dele consomem. De acordo com a National Geographic, esses sapos criados em cativeiro sem se alimentarem de insetos que são encontrados em seu habitat natural, não desenvolvem a toxina.

O veneno da Phyllobates Terribilis fico corpo dela, coberto pelas glândulas e muco sob a pele. Assim, se a pessoa for imprudente e morder uma dessas rãs, poderá ser infectada, já que a toxina é um tipo de defesa do animal.

A espécie não tem muitos predadores

Por sua alta quantidade de veneno, o sapo tem poucos predadores na natureza. A cobra Erythrolamprus Epinephelus é uma das principais predadoras, já que tem resistência para as toxinas.

Fonte: Olhar Digital

Comentários