O filme “Barbie“, com Margot Robbie e Ryan Gosling, nem completou uma semana nas telonas e já é considerado um dos grandes sucessos do cinema em 2023. Justamente por conta desse hype, muitos se perguntam quando poderão assistir (ou reassistir) o longa de Greta Gerwig no conforto de casa.

Para quem tem pressa:

Estreado no último dia 20 – junto ao drama “Oppenheimer”, de Christopher Nolan – o filme já teve arrecadação mundial maior que US$ 350 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) em bilheteria, de acordo com informações do IMDb.

Quando ‘Barbie’ chega ao streaming

Cena do filme da Barbie
(Imagem: Reprodução)

Por ser uma produção da Warner Bros. Pictures, o filme da Barbie deve entrar no catálogo do HBO Max, o serviço de streaming da companhia. No entanto, ainda não há uma data exata para a chegada do longa na plataforma.

Analisando outras estreias do cinema distribuídas pela Warner, é provável que Barbie leve até 90 dias para chegar ao HBO Max. Ou seja, pode ser que o público veja o longa no streaming entre agosto e outubro.

Com o filme batendo recordes de bilheteria no Brasil e no mundo, é esperado que a Warner estenda seu período nas telonas para arrecadar mais.

A Warner Bros. também lançou no cinema em 2023: “The Flash” (15 de junho), “Shazam! Fúria dos Deuses” (17 de março) e “A Morte do Demônio: A Ascensão” (20 de abril).

Com exceção de “The Flash”, que no momento está disponível apenas para alugar, os demais podem ser assistidos no HBO Max.

No caso da sequência de Shazam, que teve baixa bilheteria, sua entrada ocorreu 45 dias após o fim da exibição nos cinemas. Já em “Duna”, exibido em 2021, o período foi de 60 dias.

Como filmes chegam ao streaming

Cena do filme da Barbie
(Imagem: Reprodução)

Filmes que tiveram lançamento nos cinemas demoram, em média, de 60 a 90 dias para chegarem às plataformas de streaming. Esse período é conhecido como “Theatrical Window” (“janela do cinema”, em tradução livre) nos EUA.

Por outro lado, a entrada dos longas em serviços de aluguel – aqueles em que você pode alugar filmes, por exemplo: os oferecidos pelo Amazon Prime Video, YouTube e Apple TV+ – acontece de forma mais rápida comparado ao streaming. Isso porque a arrecadação nesses casos se dá como mídia doméstica.

Em casos extraordinários, esse tempo pode ser reduzido. Nessas situações, é levado em consideração a repercussão do filme entre o público. Filmes com alta bilheteria demoram a chegar no streaming para que possam arrecadar mais nos cinemas, por exemplo.

O mesmo caso acontece com produções em campanha para o Oscar. Já os fracassos de público entram mais cedo, por não conquistarem tanta arrecadação em vendas de ingressos.

Vale lembrar que não há uma estimativa exata para a chegada dos filmes no streaming. Portanto, é importante ficar atento aos calendários de lançamento de cada plataforma (que o Olhar Digital divulga semanalmente).

Com informações de TechTudo