A polêmica da vez no Twitter é o novo logotipo. O tradicional passarinho azul foi aposentado e trocado por uma letra ‘X’, o que além de críticas por parte dos usuários levanta outro questionamento: uma letra pode virar marca da plataforma?
O primeiro problema é que Sawyer Merritt, o designer que cedeu a marca ao empresário no último domingo (23), disse que se inspirou em “uma fonte que encontrou online” muito parecida com um caractere registrado pela Monotype.
Quem é a Monotype
Outro caractere parecido também aparece no banco de dados Unicode. Só que neste caso, Musk não enfrentará nenhum obstáculo legal, já que os símbolos Unicode são “lançados sob uma licença gratuita e de código aberto”, disse Katherine Clark, porta-voz do Unicode Consortium, ao The Verge. Isso inclui até o uso em marca registrada ou logotipo de empresa.
Confusão com outras marcas
Essa distinção é importante. Como o logotipo X do Twitter não será usado para jogos — pelo menos não até o momento —, Meta e Microsoft não devem ter problemas. Isso porque as empresas podem ter marcas semelhantes, desde que não se cruzem ou confundam os consumidores atuando em segmentos parecidos.
No fim, apesar de Musk dizer que o design atual do X é apenas um substituto temporário, a reformulação parece que veio para ficar e, pelo menos até aqui, não há muitos obstáculos legais no caminho.
Vale lembrar que a letra X também aparece em vários negócios do empresário, incluindo a SpaceX, a xAI (nova empresa de IA), X Corp . e agora o Twitter.
Via: The Verge
Fonte: Olhar Digital
Comentários