O Google anunciou nesta semana que a Play Store – loja de aplicativos do Android – receberá diversas novidades para melhorar a experiência de uso em telas grandes (em tablets, por exemplo) e dobráveis.

Para quem tem pressa:

A interface da loja contará com uma série de mudanças, desde a tela principal até as seções dedicadas a cada aplicativo. A ideia é oferecer uma experiência mais agradável e atrativa para os consumidores, segundo o Google.

Nova Play Store

Um tablet na horizontal com a nova Play Store aberta
(Imagem: Divulgação/Google)

Uma das principais novidades é a tela de detalhe de aplicativos. A repaginação inclui a utilização de vídeos demonstrativos como plano de fundo, que vão exibir gameplays ou demonstrações dos aplicativos.

Além disso, as informações adicionais foram organizadas em colunas – o que, segundo a empresa, aproveita melhor o espaço da tela.

Outra atualização relevante é o destaque dado aos aplicativos adaptados para telas maiores. A Play Store passará a destacar os aplicativos que atendem aos critérios de qualidade para telas grandes.

De acordo com o Google, isso vai ajudar os usuários a encontrar aplicativos com melhor qualidade, além de incentivar os desenvolvedores a adotarem boas práticas para atrair mais público.

Além disso, a seção “Escolha do Editor” e outras coleções com curadoria do Google vão considerar a adaptação para telas maiores como critério de recomendação.

Repaginação

Um tablet na horizontal com a nova Play Store aberta
(Imagem: Divulgação/Google)

A interface da Play Store passou por essa adaptação para aproveitar o espaço da tela de forma mais eficiente, segundo o Google.

O menu de guias, por exemplo, foi realocado para a parte esquerda da loja. Isso vai permitir que os usuários alternem entre as categorias com mais facilidade, apontou a empresa.

A busca na Play Store também passou por mudanças. Agora, ao procurar por um novo aplicativo, os resultados serão exibidos em uma lista na parte esquerda da tela, enquanto a parte direita será dedicada à exibição detalhada do app em questão.

Essa alteração visa facilitar a busca e poupar o usuário de ter que percorrer várias páginas para encontrar o que procura, segundo o Google.

As mudanças na Play Store serão distribuídas gradualmente ao longo das próximas semanas, por meio de uma atualização automática do Google Play Services e autorização do servidor.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!