Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESHacker russo afirma ter invadido satélites brasileiros

Hacker russo afirma ter invadido satélites brasileiros

spot_img

Hacker russo acessa satélites do INPE e compartilha dados sigilosos

Um hacker russo, conhecido como Samurai, alegou ter invadido informações dos satélites CBERS-2/B, GLS-LANDSAT e LANDSAT-1/7 do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O ataque ocorreu na última semana e, por meio de linhas de comando explorando vulnerabilidades do sistema, o criminoso conseguiu acesso aos dados sigilosos.

Detalhes do ataque e ameaças

O hacker chegou a compartilhar as informações obtidas na internet e até divulgou um passo a passo para roubar esse tipo de dado. Além disso, ele afirmou que teria capacidade de derrubar os satélites, mas não há confirmação de que tal ação possa ser efetivamente realizada.

O papel do INPE e dos satélites

O INPE é o órgão responsável pela pesquisa e exploração espacial no Brasil. Enquanto isso, os satélites CBERS têm a função de retransmitir para uma estação receptora os dados coletados por aproximadamente 750 plataformas automáticas de coleta de dados ambientais (PCDs) distribuídas pelo país. Por outro lado, os satélites LANDSAT enviam imagens de recursos naturais terrestres capturadas no Brasil.

Posição do governo brasileiro

Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou sobre o caso e as informações obtidas pelo hacker.

O aumento de ataques cibernéticos

Ataques hackers contra órgãos governamentais têm se tornado mais frequentes nos últimos anos. Recentemente, o embaixador dos Estados Unidos na China teve seu e-mail hackeado, e informações da Casa Branca podem ter sido comprometidas. O grupo de hackers Storm-0558, com ênfase em espionagem, acesso a credenciais e roubo de dados, também atingiu agências governamentais na Europa Ocidental. O governo dos EUA afirmou que identificou uma invasão na segurança da nuvem da Microsoft e tomou medidas para garantir maior proteção.

A China negou as acusações de envolvimento em ataques cibernéticos e reforçou sua posição contrária a qualquer tipo de ataque ou roubo cibernético. Identificar a origem desses ataques é considerado uma questão técnica complexa, e espera-se que as partes envolvidas tratem o assunto com responsabilidade e profissionalismo.

Fonte: Olhar Digital

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img