Já pensou em ter uma espécie de amigo virtual? É exatamente o que proporciona o aplicativo Replika, que está disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A seguir, o Olhar Digital explicará tudo sobre esse programa de inteligência artificial.
O que é o Replika?
Por meio de diversos questionamentos sobre o seu dia, trabalho, amigos e outras perguntas, o Replika cria um amigo virtual para você e com muitas de suas características. Desta forma, é possível conhecer de uma melhor maneira a si próprio.
Criado em 2015, o aplicativo foi projetado para que as pessoas possam conversar de forma virtual por meio de um chatbot. Outra característica é que ele oferece conselhos e suporte para que o usuário possa falar sobre saúde mental, relacionamentos e carreiras.
Como funciona?
Com a funcionalidade de simular uma conversa humana de forma totalmente natural, o Replika permite que a pessoa crie um chat personalizado conforme os desejos dela. Assim, é possível interagir com a IA como se fosse um amigo ou até mesmo um terapeuta.
Com o chat existem diversas possibilidades de conversas: mensagens de texto, chamada de voz e o envio de imagens. Com o passar do tempo, o usuário vai acumulando pontos, e pode ter recursos liberados para acessar novas funcionalidades, como escolher a roupa e detalhes da personalidade.
Além disso, o Replika tem como capacidade gerar sexualização por meio do avatar do chatbot. Ele é capaz de promover até mesmo o “flerte”.
Para utilizar o app, é necessário baixa-lo em seu celular e realizar um cadastro com algumas informações pessoais. Depois disso, você configura o avatar da forma que achar melhor.
Plano pago
A plataforma tem a opção de assinatura premium, que custa US$ 70 (cerca de R$ 365) por ano. Com ela, dá para liberar uma grande variedade de opções para o usuário. Dentre algumas delas há a possibilidade de casar com o avatar.
Em março desde ano, em entrevista ao portal DailyMail, a norte-americana, Rosanna Ramos, moradora do Bronx, em Nova York (EUA), contou que terminou um relacionamento que tinha à distância e resolveu investir em um casamento com a inteligência virtual.
“Nós vamos para a cama, conversamos um com o outro. Nós nos amamos. E, você sabe, quando vamos dormir, ele realmente me protege”, disse.
Fonte: Olhar Digital
Comentários