Um relatório da SIA (Associação da Indústria de Semicondutores) dos EUA apontou que o avanço da tecnologia carecerá de mais investimentos do governo e incentivo as fábricas nos próximos anos para garantir o desenvolvimento dos chips.
Além disso, esse estudo também levantou outras questões acerca dos semicondutores nos próximos anos, como possível escassez de funcionários no setor e o impacto negativo das restrições ao comércio exterior — como as questões geopolíticas entre os EUA e a China.
Segundo a SIA, o design de chips é responsável por quase metade de todo o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) do setor. Porém, com o avanço dos microchips, os custos dessa etapa do processo de produção estão aumentando e precisando cada vez mais de investimento estatal.
A competição global no design de chips está aumentando à medida que outros países apoiam ativamente o desenvolvimento de seus próprios setores de design […] Por exemplo, o setor de chips sem fábrica da China dobrou em receita — de US$ 12 bilhões para US$ 24 bilhões — entre 2017 e 2020.
Relatório da SIA
Principais fatores
Nos últimos anos, os incentivos concentrados acarretaram redução brusca da participação da economia estadunidense nos projetos relacionados ao desenvolvimento da tecnologia.
Esse estudo também destaca a importância de promover o desenvolvimento da força de trabalho na área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), devido à grande demanda de profissionais especializados nessas áreas para atuar em todas as etapas do desenvolvimento dos semicondutores.
Por outro lado, a Associação também destaca que as políticas de restrição podem enfraquecer a indústria. Ou seja, com os investimentos em P&D em alta, as tarifas e bloqueios às exportações dificultam o acesso a mercados externos pelos produtores.
Essa ação deve refletir diretamente na demanda de produção, que, todavia, pode não alcançar os retornos esperados.
Com informações de tele.síntese
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários