A Intel está bastante otimista com o futuro da inteligência artificial, e os planos imediatos da empresa envolvem embarcar a tecnologia em todos os produtos que forem lançados.

Quem disse isso foi o CEO da empresa, Pat Gelsinger, durante a divulgação do balanço trimestral da Intel. Além do resultado acima do esperado pelo mercado, Gelsinger também se mostrou bastante empolgado com os benefícios da IA para seus negócios.

Até o fim do ano, a Intel lançará a linha de processadores Meteor Lake, que será a primeira da empresa com um processador neural, fundamental para tarefas de aprendizado de máquina que fazem parte do desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial.

Intel Core Ultra 7
Imagem: Divulgação/Intel

A expectativa é que apenas os Core Ultra — nova nomenclatura para os processadores de ponta da Intel — recebessem o chip neural. Mas Gelsinger garantiu que toda a linha de chips da empresa contará com a tecnologia, dos mais baratos aos mais avançados — talvez não imediatamente, mas com certeza em um futuro próximo.

De acordo com a visão de Gelsinger, a IA estará em absolutamente tudo nos próximos anos: desde softwares para videochamadas, como o Zoom, usando inteligência artificial para tradução em tempo real, a dispositivos como aparelhos auditivos. O executivo acredita que ferramentas do tipo estarão em todos os produtos possíveis, seja para consumidor final, ou mesmo para ambiente corporativo.

Intel se prepara também para o futuro do Windows

A inclusão de processadores neurais nos chips da Intel também visa adaptar os produtos da fabricante para o futuro do Windows.

No começo do ano, Panos Panay, chefe da divisão do Windows, disse que a “IA vai reinventar como você faz tudo no Windows”. Depois disso, a empresa passou a incluir o chatbot do ChatGPT em diversos dos seus produtos, do buscador Bing ao navegador Edge.

Ao que tudo indica, portanto, a IA será parte fundamental do próximo Windows — possivelmente o Windows 12. E, de acordo com um vazamento recente, os futuros processadores Meteor Lake da Intel já estão sendo preparados para essa futura versão do sistema operacional da Microsoft — e, até por isso, a Intel está apostando bem alto no desenvolvimento de chips para IA.

Via The Verge