O Threads, nova rede social da Meta, acumulou 100 milhões de downloads na sua primeira semana. O app parecia estar a caminho de destronar o Twitter. Mas muitos downloads não significam necessariamente sucesso a longo prazo. Agora, a questão é se o Threads capacidade de manter os usuários lá.

Para quem tem pressa:

Então, o The New York Times embarcou num experimento. O jornal compilou uma lista de 15 das celebridades mais seguidas e figuras de destaque no Twitter que criaram perfis no Threads. Entre elas, estavam: Katy Perry, Ellen DeGeneres, Bill Gates, Britney Spears, Shakira e Oprah Winfrey.

Em seguida, o NYT comparou a atividade no Twitter com a atividade na nova rede social da Meta todos os dias a partir de 5 de julho, quando o Threads foi lançado. O jornal também analisou o que as celebridades fizeram no Instagram, que também é da Meta e serviu de trampolim para o Threads.

A ideia era ver qual rede social mantinha as celebridades mais ativas. O que o jornal descobriu pode fornecer algumas pistas sobre para onde o Threads está indo.

Threads e Twitter

Threads Twitter
(Imagem: Poetra.RH/ Shutterstock)

Das 15 celebridades monitoradas que criaram perfis no Threads, quatro – Katy Perry, Kim Kardashian, Kylie Jenner e Miley Cyrus – não postaram no novo aplicativo da Meta.

Já outros – Wiz Khalifa, por exemplo – pareceram perder um pouco do entusiasmo inicial pelo Threads.

Shakira, depois de estar ativa no Threads durante a primeira semana do aplicativo, não postava desde 13 de julho. Ellen DeGeneres, que postou seis vezes durante sua primeira semana no Threads, o fez apenas uma vez na semana passada.

Esse nível de engajamento não era incomum. O tempo médio que os usuários gastam no Threads era de 3,3 minutos por dia no começo desta semana, ante 19 minutos em 6 de julho, segundo dados da Sensor Tower, uma empresa de inteligência de mercado.

Para você ter uma ideia, os usuários gastam uma média de 60 minutos por dia no Instagram e 29,3 minutos no Twitter, de acordo com a Sensor Tower.

Na quarta-feira (26), Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse numa teleconferência de resultados que o Threads superou as expectativas da empresa e que estava trabalhando para fazer melhorias rápidas no aplicativo e melhorar a retenção de usuários.

Zuckerberg também disse que não esperava ganhar dinheiro com o Threads por pelo menos alguns anos até que a empresa acertasse a experiência do usuário.

Uma porta-voz da Meta recusou o pedido do jornal para comentar sobre o assunto. O bilionário Elon Musk, dono do Twitter, também.

E o Instagram?

Instagram
(Imagem: Primakov / Shutterstock.com)

O Instagram foi o mais popular com mais da metade das celebridades monitoradas pelo jornal nas últimas três semanas, com base no número de dias em que estiveram ativas em cada plataforma.

Por exemplo, Kim Kardashian esteve no Instagram por 16 dias durante esse período, em comparação com nenhum no Threads e três no Twitter. Sua atividade naquela época consistia em 19 postagens no Instagram e 16 tweets.

A cantora Britney Spears esteve no Instagram por 14 dias, em comparação com três no Threads e três no Twitter. Ela postou 35 vezes no Instagram, contra cinco vezes cada no Threads e no Twitter.

Mas num sinal da relação tempestuosa que as pessoas podem ter com as redes sociais, Britney desativou brevemente sua conta no Instagram no sábado (22) — que também desativou sua conta no Threads, porque ambas estão conectadas — antes de reativá-la.

Com informações do The New York Times (em inglês)