O foguete Falcon Heavy da SpaceX foi lançado com sucesso pela sétima vez no início da madrugada de sábado, 29 de julho, enviando o maior satélite de comunicações do mundo ao espaço.

Como previsto, o foguete decolou 00:04 (horário de Brasília) levando o satélite Júpiter 3 do Pad 39A no Kennedy Space Center (KSC) da NASA na Flórida.

O lançamento determinou a quebra de recordes: o Júpiter 3 é considerado o maior satélite de comunicações comerciais já construído, segundo a sua operadora, a Hughes Network Systems.

falcon 9
O Falcon Heavy é o segundo foguete mais poderoso hoje, perdendo apenas para o foguete do Sistema de Lançamento Espacial da NASA , que estreou em novembro na missão lunar Artemis 1 – a Starship, também da SpaceX, é mais poderoso, mas ainda não está operacional. Imagem: SpaceX

Lançamento do Júpiter 3

Confira como foi o momento da decolagem no vídeo abaixo:

O Falcon Heavy foi lançado pela primeira vez em fevereiro de 2018, enviando um Tesla Roadster vermelho de Elon Musk ao espaço. Ele voou novamente em abril de 2019 e junho de 2019, mas ficou 40 meses parado por atrasos no desenvolvimento dos satélites que deveria transportar.

O Júpiter 3 deveria subir na noite de quarta-feira (26), mas a SpaceX cancelou a tentativa faltando 65 segundos no relógio de contagem regressiva “devido a uma violação dos critérios de aborto” da missão. A empresa cancelou outra tentativa planejada para quinta (27), citando que deveria “completar as verificações dos veículos”.

Com informações doSpace