O programa de descontos do governo para carros novos registrou bons resultados, mas os preços praticados nos anos 1990 continuam imbatíveis.
Na época, foi lançado o famoso “carro popular” no Brasil. A categoria estreou em 1993 e ficou marcada por modelos com poucos equipamentos e motor 1.0, além de modelos vendidos por menos de R$ 8 mil como o Fiat Uno.
Ford Fiesta
Como era o hatch nos anos 1990
Quanto custava um Fiesta em 1997?
O Fiesta mais completo em 1997 não era barato, beirando os R$ 19.500 — mais de 162 salários mínimos da época (R$ 120).
Quanto custaria o mesmo carro hoje?
Em 2023, com a inflação, o mesmo Fiesta CLX 1997 custaria cerca de R$ 93 mil, quase cinco vezes mais caro que o valor original.
Uma boa notícia para os fãs do modelo é que o carro ficou muito mais barato no mercado de usados. O mesmo Fiesta 1997 CLX sai hoje por cerca de R$ 8 mil, segundo o preço da tabela Fipe atualizada.
Despedida do Brasil
Fim da linha após 47 anos de estrada
A Ford também oficializou que o Fiesta deixará de ser produzido em 2023. O carro deixou a sua marca por onde passou e acumula mais de 18 milhões de exemplares vendidos globalmente.
Com nada menos que 47 anos de estrada, o fim da produção do hatch foi oficializado no dia 7 de julho de 2023.
O Fiesta chegou em 1976 e foi um dos automóveis mais populares da Ford. A decisão de aposentar o modelo no exterior também já era esperada. O hatch será substituído pelo Puma, um modelo 100% elétrico com plataforma da Volkswagen.
Fonte: Olhar Digital
Comentários