O programa de descontos do governo para carros novos registrou bons resultados, mas os preços praticados nos anos 1990 continuam imbatíveis.

Na época, foi lançado o famoso “carro popular” no Brasil. A categoria estreou em 1993 e ficou marcada por modelos com poucos equipamentos e motor 1.0, além de modelos vendidos por menos de R$ 8 mil como o Fiat Uno.

Ford Fiesta

Imagem: Divulgação/Ford

Como era o hatch nos anos 1990

O Fiesta CLX ano 1997 era um dos mais bem equipados do mercado. Imagem: Divulgação/Ford

Quanto custava um Fiesta em 1997?

O Fiesta mais completo em 1997 não era barato, beirando os R$ 19.500 — mais de 162 salários mínimos da época (R$ 120).

Quanto custaria o mesmo carro hoje?

Em 2023, com a inflação, o mesmo Fiesta CLX 1997 custaria cerca de R$ 93 mil, quase cinco vezes mais caro que o valor original.

Uma boa notícia para os fãs do modelo é que o carro ficou muito mais barato no mercado de usados. O mesmo Fiesta 1997 CLX sai hoje por cerca de R$ 8 mil, segundo o preço da tabela Fipe atualizada. 

Despedida do Brasil

O New Fiesta acabou sendo superado pelo irmão Ford Ka nas vendas antes de se aposentar no Brasil. Imagem: Divulgação/Ford

Fim da linha após 47 anos de estrada

Ford Fiesta
Imagem: Divulgação/Ford

A Ford também oficializou que o Fiesta deixará de ser produzido em 2023. O carro deixou a sua marca por onde passou e acumula mais de 18 milhões de exemplares vendidos globalmente.

Com nada menos que 47 anos de estrada, o fim da produção do hatch foi oficializado no dia 7 de julho de 2023. 

O Fiesta chegou em 1976 e foi um dos automóveis mais populares da Ford. A decisão de aposentar o modelo no exterior também já era esperada. O hatch será substituído pelo Puma, um modelo 100% elétrico com plataforma da Volkswagen.