As vendas globais de smartphone caíram durante o segundo trimestre de 2023, de acordo com um relatório divulgado pela consultoria Canalys. Além das comercializações em queda, a indústria também viu uma nova empresa entrando no top 5 de marcas: a chinesa Transsion.

A queda de 10% nas vendas globais não representam nada muito grave, segundo a Canalys. Entre abril, maio e julho, 258,2 milhões de smartphones foram comercializados pelo planeta. É o sexto trimestre consecutivo em queda, mas o pior já passou, e a indústria está conseguindo se reerguer, de acordo com a consultoria.

A Samsung segue como a maior vendedora de smartphones do planeta, sendo responsável por 53 milhões dos dispositivos vendidos. A Apple aparece na segunda posição, com 43 milhões de iPhones comercializados, seguida pela Xiaomi (33,2 milhões), Oppo (25,2 milhões) e a estreante Transsion (22,7 milhões).

A chinesa Transsion, aliás, está em ascensão: o resultado registrado no segundo trimestre de 2023 representa um crescimento de 22% em vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Do top 5 global, foi a única marca a registrar aumento — as outras caíram entre 8% e 16% em comparação aos números de 2022.

A Transsion é conhecida por marcas como Infinix (distribuída no Brasil pela Positivo), Tecno e iTel. A força da fabricante vem de mercados emergentes, especialmente Oriente Médio, África e América Latina.

A Canalys prevê mais um trimestre conturbado para a indústria, e as vendas de smartphones devem continuar em queda durante o segundo semestre deste ano, mas com tombos menores do que os registrados até agora. A tendência é que as coisas melhorem a partir do ano que vem.

Via GSMArena