O músico Kanye West teve sua conta no Twitter – que agora chama X – reativada neste fim de semana, após cerca de oito meses de suspensão por violar as regras da plataforma.

Para quem tem pressa:

No entanto, mesmo com a conta reativada, West não poderá monetizá-la e anúncios não serão exibidos ao lado de suas postagens. Até o momento, ele não postou em sua conta, que conta com mais de 30 milhões de seguidores, após a reativação.

Suspensão da conta de Kanye West

Kanye West em coletiva de imprensa
(Imagem: Shutterstock)

A suspensão de West ocorreu após ele postar uma imagem de uma suástica combinada com uma estrela de Davi, em 2022.

O dono da X, Elon Musk, explicou a um usuário na época que a suspensão ocorreu devido à violação das regras contra incitação à violência.

Ainda em 2022, West fez uma série de comentários antissemitas, o que resultou na perda de contratos e, até este fim de semana, na suspensão de sua conta no Twitter.

A repercussão negativa começou quando ele apareceu em um desfile da Semana de Moda de Paris usando uma camiseta com a frase “Vidas brancas importam”. E continuou com a repetição de tropos antissemitas em suas postagens e entrevistas.

Como consequência, ele perdeu o apoio de marcas renomadas do mundo da moda – por exemplo: Adidas, Gap e Balenciaga – além de ser dispensado pela agência de talentos CAA e pelo financiador e produtor de Hollywood MRC.

West de volta ao Twitter

Captura de tela da página de Kanye West no Twitter
(Imagem: Reprodução/redes sociais)

A decisão de reintegrar West é coerente com a filosofia de Musk em relação à suspensão de contas.

Musk se autodenomina um “absolutista da liberdade de expressão” e afirmou não ter aprovado uma pausa na conta de West anteriormente, antes de sua primeira suspensão em dezembro.

Vale ressaltar que Musk também reintegrou a conta do ex-presidente Donald Trump ao Twitter em 2022, embora Trump ainda não tenha feito nenhuma postagem na plataforma desde então.