A Honda está dando pistas sobre um novo carro elétrico esportivo que será lançado ainda em 2023, em comemoração ao seu 75º aniversário. Segundo a revista britânica Car, o novo modelo pode ser uma homenagem ao S2000 – conhecido popularmente como “Honda 2000”.

Para quem tem pressa:

O carro esportivo elétrico será construído sobre a nova plataforma elétrica da montadora japonesa, que foi apresentada este ano no e:Ny1 SUV na Alemanha.

A empresa afirma que a plataforma foi projetada com um centro de gravidade baixo e aerodinâmica no assoalho para proporcionar uma experiência de condução “divertida e inspiradora”.

Carros elétricos da Honda

Imagem conceitual de novo carro elétrico esportivo da Honda
(Imagem: Divulgação/Honda)

A fabricante planeja lançar 30 modelos elétricos globalmente até 2030, incluindo pelo menos dois carros esportivos elétricos – um especial e um topo de linha.

Um deles será o NSX (um modelo da Acura na América do Norte) e o outro será um novo GT. Talvez o novo modelo também seja um Type R, sendo o único carro que não tem tração dianteira a apresentar essa insígnia desde o NSX Type R.

Rebecca Adamson, chefe da Honda no Reino Unido, disse que um carro esportivo elétrico da Honda poderá ser lançado nos Estados Unidos antes de seus outros veículos totalmente elétricos.

A empresa ainda não lançou seu primeiro veículo elétrico na América do Norte, o Honda Prologue, que será lançado em 2024.

O Prologue é um SUV elétrico baseado na plataforma Ultium da GM (General Motors), que também será utilizada nos próximos modelos elétricos da Chevrole – por exemplo, o Silverado EV, Blazer EV e Equinox EV.

Próximos passos

Imagem teaser de novos carros elétricos da Honda
(Imagem: Divulgação/Honda)

A Honda planeja acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos na segunda metade da década com a introdução da sua plataforma elétrica dedicada e:Architecture em 2026.

Em 2027, a Honda pretende lançar uma série de veículos elétricos acessíveis em colaboração com a GM, “com custo e autonomia competitivos em relação aos veículos movidos a gasolina” na América do Norte.

O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, que assumiu o cargo em 2021, tem o objetivo de colocar a montadora japonesa de volta aos trilhos na nova era dos veículos elétricos.

Com informações de Car Magazine (em inglês)