Noruega atropela Filipinas e pula da lanterna para classificação às oitavas na Copa do Mundo
Anuncie Aqui
De virtual eliminada para classificada. A Noruega, campeã do mundo de 1995, entrou em campo na lanterna do Grupo A neste domingo (30). O que importa, porém, é como a seleção saiu de campo após a acachapante goleada sobre as Filipinas por 6 a 0: classificada para as oitavas de final.
Para se classificar, a Noruega não dependia apenas de seu resultado. Além de vencer, a seleção precisaria, no mínimo, tirar a diferença do saldo de gols negativo que tinha antes da partida – o que fez com sobras. O confronto entre Suíça e Nova Zelândia terminou empatado em 0 a 0, e as neozelandesas, que sediam o torneio, caíram pela diferença no saldo.
Sem tempo para perder no confronto, a Noruega foi ataque total do início ao fim do confronto, com amplo domínio da posse de bola e ações ofensivas. O resultado disso não poderia ser diferente e o primeiro gol saiu logo aos seis minutos, com Sophie Haug, que completou de voleio um cruzamento de Thea Bjelde.
O 1 a 0 não interessava à Noruega, que mesmo com a vitória pelo placar mínimo seria eliminada. Então, a estratégia ofensiva seguiu e quem pagou o preço foram as filipinas. O segundo gol saiu aos 17, novamente com Haug. O lance foi bastante parecido ao do primeiro gol, com a bola trabalhada no lado direito do ataque, lançamento longo, mas desta vez a atacante completou de cabeça, 2 a 0.
O terceiro gol veio ainda no primeiro tempo. Aos 31 minutos, a camisa 10 e jogadora do Barcelona Caroline Hansen arriscou uma bomba de fora da área. A bola foi no canto direito da goleira Olivia McDaniel, que se esticou toda, mas não alcançou, 3 a 0.
Na volta do intervalo, se engana quem pensou que o ritmo das norueguesas diminuiria. O relógio ainda não marcava 3 minutos quando a Noruega chegou ao ataque pela direita, um cruzamento rasteiro vinha para Guro Reiten, mas antes que chegasse nela Alicia Barker mandou contra o próprio patrimônio ao tentar cortar, 4 a 0.
Se Guro Reiten teve a chance de gol “roubada” por Barker, a jogadora do Chelsea acabou por receber outra oportunidade minutos depois. De pênalti, a meia marcou o quinto, 5 a 0.
A vida das Filipinas se tornou ainda mais complicada com a expulsão da lateral esquerda Sofia Harrison, aos 22 da etapa final. Naquele momento, a Noruega já aproveitava para diminuir o ritmo e promover alterações, mas ainda chegou ao sexto gol com o hat-trick de Haug. A classificação para as oitavas de final estava consumada.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários