Um estudo publicado na revista PLOS Pathogens revelou que o vírus da cepa de influenza A — responsável pela pandemia de H1N1 de 2009 — passou de humanos para suínos cerca de 370 vezes desde 2009. Como resultado, a variação subsequente nos animais resultou na evolução da variante pdm09.

Leia mais:

A análise guiada pela equipe de Alexey Markin, do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA, analisou dados de transmissão do pdm09 entre 2009 e 2021. Eles também investigaram como esses eventos interespécies podem ter afetado a diversidade genética do vírus em suínos e o risco de infecção humana de forma subsequente.

Mais descobertas

Controlar a infecção pelo vírus influenza A em humanos pode minimizar o espalhamento de vírus em suínos e reduzir a diversidade de vírus circulando em populações suínas. Limitar a diversidade de vírus em suínos pode minimizar o surgimento de novos vírus e o potencial de transmissão humana do vírus influenza A.

Autores da pesquisa

Segundo a pesquisa, a maioria dos casos de transmissão de humano para suíno foram isolados, mas alguns levaram à circulação de diferentes linhagens genéticas pdm09 entre suínos nos EUA. Com base nos dados, nestes casos, as vacinas teriam fornecido pouca proteção contra o vírus.

Com informações de MedicalXpress