No dia 21 de julho a sonda Voyager 2 da NASA perdeu contato com a Terra. O ocorrido está fazendo com que a sonda não receba comandos e nem envie dados de volta para o planeta. Felizmente, o problema é temporário e a comunicação deve ser retomada em breve.

A perda de conexão aconteceu depois da antena da Voyager 2 sofrer um desvio acidental, que apesar de ser de apenas 2 graus, foi o suficiente para causar interrupção na transmissão de dados entre a sonda e a Terra.

Os dados enviados pela Voyager 2 são recebidos pela antenas da rede Deep Space Network (DSN), também da NASA, localizadas nos Estados Unidos, na Espanha e na Austrália. Além dessa missão, os radiotelescópios do sistema também oferecem suporte a outras missões distantes no nosso Sistema Solar.

A comunicação será restabelecida em breve

Apesar da perda de comunicação, a sonda continuará seguindo o seu caminho no espaço interestelar e deve restabelecer sua comunicação conosco ainda esse ano. A Voyager 2 está programada para realizar vários ajustes ao longo do ano, de forma a manter sua antena sempre apontada para a Terra. O próximo ajuste deve acontecer em outubro, e os pesquisadores acreditam que será suficiente para resolver o problema.

Atualmente, a Voyager 2, lançada em agosto de 1977, está a cerca de 20 bilhões de quilômetros de distância da Terra e essa não é a primeira vez que perdemos a comunicação com a sonda.

Em 2020, a NASA ficou sete meses sem receber dados da sonda devido a um problema no radiotelescópio do DSN localizado em Canberra, na Austrália. Os transmissores de rádio da antena não recebiam reparos desde quando foram construídos, há cerca de 50 anos atrás.