As gigantes Apple, Adobe, Pixar, Nvidia e Autodesk se juntaram na criação do projeto Alliance for OpenUSD, plataforma focada em impulsionar padrões abertos para conteúdos 3D. Conforme descrito no comunicado oficial, a Alliance deverá promover formato padrão para ferramentas e dados 3D interoperáveis.

Saiba mais sobre o projeto

O OpenUSD suporta os requisitos de construção de mundos virtuais — como geometria, câmeras, luzes e materiais. Ele também inclui recursos necessários para dimensionar conjuntos de dados grandes e complexos e é extremamente extensível, permitindo que a tecnologia seja adaptada a fluxos de trabalho além dos efeitos visuais.

Nvidia

O USD permite que vários aplicativos utilizados ​​na criação de conteúdo 3D possam suportar grandes fluxos de trabalhos de forma intercambiável. Entre os principais, estão: Maya, Houdini, Autodesk 3ds Max e Adobe Substance 3D Designer.

Interesses da Apple no OpenUSD

Coincidentemente (ou não), o anúncio da Alliance for OpenUSD ocorre nos primórdios do lançamento do headset de realidade mista Apple Vision Pro.

Em comunicado oficial, o vice-presidente do grupo de produtos de visão da Apple, Mike Rockwell, destacou que o OpenUSD “ajudará a acelerar a próxima geração de experiências RA [realidade aumentada], desde a criação artística até a entrega de conteúdo” e a “produzir variedade cada vez maior de aplicativos de computação espacial”.

“A Apple tem contribuído ativamente para o desenvolvimento do USD e é tecnologia essencial para a inovadora plataforma visionOS, bem como para a nova ferramenta de desenvolvedor Reality Composer Pro”, complementa Rockwell.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!