Um estudo da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova técnica para produzir plástico reciclável, que pode ser a solução para a poluição plástica globalmente. O material seria feito a partir de uma bactéria alocada no intestino humano e, quando estiver pronto para ser usado em larga escala, pode ser ainda mais barato do que o material convencional.

Plástico reciclável eternamente

Quando for implementado em larga escala, novo plástico pode diminuir a poluição (Imagem: Mr.anaked – Shutterstock)

Uso da bactéria

Até antes da descoberta, o PDK era produzido a partir de blocos de construção derivados de produtos petroquímicos e seu uso não resolveria a questão da poluição. Com a bactéria, esse impacto ambiental é reduzido.

Para produzir o material em laboratório, a bactéria transforma açúcares de plantas nos principais blocos de construção, compostos por uma molécula chamada lactona de ácido triacético (bioTAL). Então, os cientistas adicionam outros produtos químicos à mistura, o que resulta no PDK.

Assim, o produto final do plástico é quase todo de origem natural, com 80% de compostos biológicos.

Cientistas registraram o processo. Na primeira etapa, o resultado da conversão dos açúcares por meio das bactérias. Já na segunda etapa, ele é adicionado a outros materiais químicos (Imagem: Jeremy Demarteau/Berkeley Lab)

Aplicação do novo plástico reciclável

Com informações de Berkeley Labe Nature Sustainability

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!