O mais recente filme da Pixar, Elementos, teve uma corrida impressionante nas bilheterias desde o seu lançamento no mês passado, superando todas as expectativas. Em seu sétimo fim de semana, o filme alcançou uma marca significativa, tornando-se o filme original de Hollywood com maior bilheteria a ser lançado nos cinemas desde o início da pandemia.

Essa conquista é verdadeiramente impressionante, considerando os desafios enfrentados pela indústria cinematográfica durante estes tempos difíceis.

Com uma impressionante arrecadação de US$ 3,4 milhões no fim de semana nos EUA, a receita total mundial de Elementos agora chega a impressionantes US$ 395,2 milhões. Isso ultrapassa os ganhos de outros lançamentos notáveis, incluindo Indiana Jones e o Chamado do Destino, que estreou apenas duas semanas após o filme da Pixar e arrecadou US$ 356 milhões.

Mesmo o tão aguardado filme de Christopher Nolan, Tenet, fica atrás de Elementos em termos de arrecadação bruta, com um total de US$ 365,3 milhões. O lançamento de Tenet no final de 2020 foi uma jogada calculada da Warner Bros. para fornecer aos cinemas um blockbuster muito necessário em meio à pandemia.

No entanto, o sucesso de Elementos agora o coloca à frente de Tenet, reivindicando o título de maior filme original de Hollywood da era da pandemia. O único filme a superar seus ganhos é o longa chinês Hi, Mom, que arrecadou incríveis US$ 822 milhões em 2021.

Enfrentando uma dura concorrência, Elementos provou ser um concorrente resiliente. Apesar de estrear contra o filme de super-herói muito popular,The Flash, a criação animada da Pixar não se intimidou.

Enquanto o filme da DC desapareceu rapidamente dos cinemas, a reputação positiva e as recomendações boca a boca de Elementos continuaram a atrair o público. Embora sua arrecadação no fim de semana de estreia de US$ 29,6 milhões possa ter parecido decepcionante, a receita doméstica atual de US$ 145 milhões do filme demonstra seu apelo duradouro.

Um fator significativo que contribui para o sucesso do filme é a decisão da Disney de não apressar seu lançamento em sua plataforma de streaming, o Disney+ ou vídeo sob demanda. Ao permitir que o público descobrisse o filme nos cinemas, a Disney colheu os frutos de um marketing e distribuição pacientes.

Apesar do orçamento pesado de Elementos de US$ 200 milhões, ele tem uma chance real de se equilibrar ou chegar perto disso. Esse sucesso destaca o valor da Pixar como uma força nos cinemas, especialmente considerando os movimentos recentes de lançar filmes como Luca, Red: Crescer é uma Fera e Soul diretamente no Disney+.

O futuro da Pixar parece promissor, graças ao desempenho de Elementos. O CEO da Disney, Bob Iger, até reconheceu abertamente o erro de lançar alguns filmes da Pixar exclusivamente em sua plataforma de streaming. Com números fortes de bilheteria e presença contínua nos dez filmes mais vistos nos EUA, Elementos está preparado para continuar seu sucesso por pelo menos mais um fim de semana.