O objeto misterioso encontrado em uma praia na Austrália no mês de julho pode ser parte de um foguete indiano, confirmou a chefe da Agência Espacial da Índia nesta segunda-feira (31). A hipótese do cilindro de metal ser resto de um lançamento espacial já era investigada pelas autoridades australianas.
De acordo com Sreedhara Panicker Somanath, que lidera o programa espacial indiano, a peça faz parte da terceira etapa de um Foguete de Lançamento de Satélites (PSLV). O resíduo provavelmente caiu no oceano e foi levado até a praia.
É comum que as agências espaciais programem seus lançamentos para que as peças descartadas caiam no oceano, como uma forma de evitar acidentes. Agora, segundo o chefe do programa indiano, vai caber à Austrália decidir o que fará com o material.
Objeto desconhecido será devolvido?
Já a Agência Espacial Australiana (ASA), disse que está em contato com os indianos para “determinar os próximos passos, incluindo a análise das obrigações nos termos dos tratados espaciais das Nações Unidas”.
O Escritório de Assuntos do Espaço Ultraterrestre da ONU afirma que os países são obrigados a devolver aos proprietários qualquer objeto espacial encontrado em seu território para seu país de origem.
Neste caso, no entanto, não haveria benefício para a Índia em recuperar o objeto, e o país australiano já indicou que gostaria de ficar com ele. Autoridades do país disseram que pretendem colocar em um museu ou em um parque para exposição pública. Ainda não há detalhes sobre em qual lançamento o objeto foi descartado.
Fonte: Olhar Digital
Comentários