O Switch foi lançado pela Nintendo em março de 2017 mas, aparentemente, a fabricante japonesa ainda não está preparada para abandoná-lo. De acordo com o site VGC, o sucessor do Switch só será lançado no final de 2024, quando o console híbrido estiver prestes a completar 8 anos no mercado.

A Nintendo vem sendo bastante misteriosa em relação ao sucessor do Switch. Em conversas com acionistas, o presidente Shuntaro Furukawa diz apenas que a fabricante não planeja lançar um novo console até o fim do primeiro trimestre de 2024.

Apesar da idade avançada, o Switch segue vendendo muito bem, e não apenas do ponto de vista de hardware. O game “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”, lançado em maio, superou a marca de 10 milhões de cópias vendidas em apenas 3 dias, um sinal de que os mais de 125 milhões de donos de Switch espalhados pelo planeta ainda estão com vontade de continuar jogando no console.

O que esperar do sucessor do Switch

As boas vendas não mudam o fato de que o Switch está no fim dos seus dias: o console vem apresentando dificuldade em alguns dos títulos lançados recentemente, um sinal de que o hardware de 2017 não dá mais conta dos games que são produzidos atualmente.

Portanto, é de se esperar que a empresa esteja planejando o sucessor. E, segundo o VGC, ele não deve representar uma mudança radical em relação ao Switch.

O próximo console da Nintendo vai mandar um dos diferenciais do Switch, que é a possibilidade de jogar tanto em uma TV quanto no modo portátil. No entanto, a Nintendo vai adotar telas LCD para o aparelho, e não os displays OLED disponíveis em um dos modelos atuais do Switch.

Zelda, em Tears of the Kingdom
Zelda está com poderes enfraquecidos no início de Tears of the Kingdom. Imagem: Nintendo/Reprodução

A decisão pela tecnologia LCD visa reduzir os custos de produção do console. O sucessor do Switch vai também contar com mais armazenamento para games — o modelo convencional tem 32 GB internos e o OLED 64 GB —, o que, por si só, já representará um aumento nos custos de produção. Para garantir que ele não seja caro demais, portanto, a Nintendo escolheu uma tecnologia mais barata para as telas do futuro console.

O próximo Switch também vai manter os cartuchos para games. A retrocompatibilidade com games do Switch é, no momento, uma incógnita, mas declarações passadas da Nintendo dão a entender que os jogos do console atual poderão rodar no novo sem problemas.

Por fim, a Nintendo estaria planejando o lançamento do console apenas para o fim de 2024, ou seja, o Switch continuará sendo o foco da empresa pelos próximos meses. Resta saber agora quando a Nintendo enfim apresentará o console, e como ele se sairá do ponto de vista de desempenho — dificilmente algo similar ao Xbox Series X e PlayStation 5, mas é esperado que ele seja consideravelmente mais potente do que o Switch lançado em 2017.

Via VGC