A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA) abriu investigação contra a Tesla após diversas reclamações acerca do controle de direção das versões 2023 do Model 3 e do Model Y.

Uma “avaliação preliminar” do problema começou na última sexta-feira (28), segundo um documento que consta no site do órgão.

Teor da investigação

Reincidente

Não é a primeira vez que o órgão estadunidense vai para cima da Tesla. Já foram abertas mais de 40 investigações sobre acidentes supostamente ligados ao Autopilot, software responsável pela direção automática dos veículos Tesla. O último acidente registrado foi no meio de julho.

No ano passado, a NHTSA atualizou sua investigação acerca do Autopilot, quando ficou perto de pedir um recall. A agência aguarda respostas atualizadas da Tesla.

Também no ano passado, o órgão também analisou informações sobre “freio fantasma”, no qual veículos da montadora pisavam no freio aleatoriamente quando o Autopilot foi inserido. A agência ainda vai divulgar os resultados dessa investigação.

Polêmicas da Tesla

A empresa de Musk segue dominando o mercado de EVs nos EUA. Contudo, a empresa foi acusada de superestimar os intervalos de direção de seus veículos e esconder reclamações sobre o assunto.

Uma investigação conduzida pela Reuters descobriu que a empresa usou algoritmos para mostrar números agressivos de milhas que um carro consegue dirigir com uma única carga, enquanto uma equipe interna está dedicada a cancelar requisições de serviços feita por proprietários que reclamaram sobre isso.

Com informações de CNET