O Bradesco vai apostar na inteligência artificial (IA) para confirmar transferências por PIX retidas por segurança. A BIA, a assistente inteligente do banco, acionará os correntistas para confirmar mais detalhes sobre as transações. 

Segundo as informações da instituição, a BIA entrará com contato pelo WhatsApp, o canal oficial usado para interagir com a assistente.

Vale destacar que o banco já utiliza desde abril de 2022 o mesmo recurso para confirmar transações suspeitas feitas com cartão de crédito. Mais de R$ 96 milhões em tentativas de golpes foram “salvos” pela IA, diz o Bradesco.

Antes da confirmação com os clientes, avaliamos diversas variáveis que vão desde o histórico e perfil do cliente, valor da transação, até a conta do beneficiado

José Gomes Fernandes, diretor de Segurança Corporativa do Bradesco, em nota.

O que é a BIA

“A BIA se mostrou uma ferramenta fundamental em transações de segurança”, acrescenta Fernandes.

Recorde de uso do PIX em julho

O PIX bateu um novo recorde de uso no Brasil no último mês. Em dois dias consecutivos — quinta-feira (6/7) e sexta-feira (7/7) —, a modalidade atingiu mais 128 milhões de operações. Atualmente, o sistema é o mais utilizado entre os brasileiros.

Segundo o BC, o número de chaves Pix ativas até junho chegou a 625 milhões. Os tipos de chaves mais utilizados são:

No acumulado de 2022, o Pix totalizou 24 bilhões de transações, uma média diária de 66 milhões de operações, ultrapassando a soma de todas as transações por cartões de débito, boletos, DOCs, TEDs e cheques.