Se você já ouvir falar sobre a direção autônoma, deve ter se questionado o quão segura ela realmente é. Empresas como Nissan o grupo automotivo General Motors já oferecem recursos que permitem que o proprietário não mantenha as mãos no volante enquanto dirige. A Tesla, então, é uma das mais avançadas no setor. O número de acidentes preocupa, mas os riscos da direção autônoma são outros.

Sistemas de direção autônoma — mas o carro não dirige sozinho

tesla
Full Self Driving da Tesla é uma das tecnologias mais avançadas do mercado atualmente (Imagem: Shutterstock)

Segurança

Com a popularização dos recursos de assistência ao motorista — ou direção autônoma —, principalmente nos Estados Unidos, a segurança se torna a principal preocupação.

Não é incomum que modelos da Tesla com essa tecnologia estejam envoltos em polêmicas. Desde 2019 até agora, o FSD esteve envolvido em 736 acidentes, incluindo 17 mortes.

No entanto, não é o sistema em si o responsável por isso e, para conscientizar sobre os riscos e os devidos cuidados com os sistemas, a GM lançou uma campanha de educação pública para os clientes. Um dos objetivos é esclarece que o Super Cruise, assim como outros recursos de direção autônoma, não substituem o motorista.

Direção autônoma é segura?

Sistema de direção autônoma da GM
A GM alerta que seu modelo de assistência ao motorista não é bem uma direção autônoma (Foto: GM/Divulgação)

Outros riscos

Com informações de The Verge

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!