A implementação da Inteligência Artificial na área da saúde tem sido debatida por profissionais do setor. Há argumentações favoráveis e contrárias. Um estudo sueco apontou que a IA pode ter seus benefícios quando aliada aos médicos: a tecnologia está ajudando radiologistas a diagnosticarem casos de câncer de mama.

Até agora, além de diminuir o tempo de trabalho, foram 20% mais diagnósticos do que quando a mesma mamografia era feita e revisada por dois médicos.

IA na saúde

Imagem mostra duas mulheres, uma médica e outra paciente, analisando exame de câncer de mama
Uso da IA nas mamografias não aumentou número de falsos positivos (Crédito: Lordn/Shutterstock)

Como funcionou a pesquisa

Inteligência Artificial e Saúde
IA na área da saúde tem sido discutida (Foto: Reprodução)

Importância

Atualmente, as diretrizes de saúde europeias recomendam a leitura de mamografias por dois radiologistas. Isso demanda um grande número de profissionais e horas de trabalho.

Segundo Kristina Lång, autora principal do estudo, em entrevista ao site Euronews, o uso da IA no processo não pretende substituir os radiologistas e nem poderia fazer isso. Para ela, a tecnologia só reforço o papel desse profissional.

O desenho do nosso protocolo de triagem enfatiza o papel central do radiologista porque é muito importante ter radiologistas para ter uma baixa taxa de falsos positivos. A IA destaca muitos achados suspeitos que não são câncer. Portanto, os radiologistas precisam ser capazes de dizer “ok, esse achado aqui não é câncer”… os radiologistas realmente precisam estar na posição de direção para obter os melhores resultados.

Kristina Lång

Limitações da IA na saúde

Apesar dos resultados positivos, os cientistas destacam que uma das limitações da pesquisa é que os resultados se restringem a um único tipo de dispositivo de mamografia e um sistema de IA específico.

Com informações de Euronews