Há dias circulam boatos de que a Apple faria uma série de mudanças significativas no design e na montagem do novo iPhone 15 Pro. Entre esses rumores, um dos que mais chamou a atenção, publicado pelo site MacRumors, aponta que o novo celular teria um novo botão físico.

Para quem tem pressa:

Esse elemento é mais do que comum em celulares Android, mas a Apple há muito optou pela lógica oposta. Assim, os iPhones se destacaram por usar o menor número possível de botões desse tipo.

No entanto, uma série de publicações recentes sugerem que a empresa está prestes a implementar um novo botão físico no design e no corpo do iPhone 15 Pro.

Novo botão no iPhone 15 Pro?

Montagem com destaque ao possível novo botão do iPhone 15 Pro
(Imagem: Reprodução/MacRumors)

Seria uma novidade inesperada, principalmente porque, segundo os rumores, esse novo botão seria inspirado no Apple Watch Ultra

O Apple Watch Ultra é composto basicamente por seis elementos: pulseira, tela, botão Home (embutido na parte superior da coroa), botão lateral (abaixo do botão da coroa) e botão Home (laranja, na extremidade oposta, à esquerda).

Esse “Botão de Ação”, como a Apple o chama, pode ser programado para realizar uma série de tarefas. Ou seja, o usuário pode determinar o que acontece quando é pressionado usando o aplicativo Watch em seu iPhone.

O site MacRumors publicou recentemente que foi encontrado no mais recente beta do iOS 17, que estaria sendo desenvolvido em parte para a futura linha de iPhone 15, uma série de códigos que apontam a existência de um modelo Pro com um botão físico adicional.

Montagem de Apple Watch Ultra com função Botão de Ação na tela
(Imagem: Reprodução/Apple)

O nome deste novo botão seria precisamente “Botão de Ação”, exatamente igual ao do Apple Watch Ultra. E, de fato, poderia executar essencialmente as mesmas funções que o botão do relógio.

Veja abaixo os nove nomes de funções descobertos no código que podem indicar a existência de um novo botão físico no iPhone 15 Pro:

Esses botões programáveis ​​já existem há algum tempo em smartphones Android fabricados pela Motorola e outras empresas.

É um passo importante para a Apple finalmente aderir a essa tendência há muito estabelecida em sua concorrência.

Com informações de Mac Rumors (em inglês)