A Petrobras anunciou um programa inédito para bolsistas, com foco na capacitação da cadeia de inovação. O objetivo é impulsionar o ecossistema nacional, desde a formação de mão de obra até a preparação de fornecedores, por meio do empreendedorismo.

Para quem tem pressa:

O programa será dividido em módulos, mas não é obrigatório participar de um para ingressar no outro. O processo será avaliado pelos gestores.

Bolsas da Petrobras

Fachada de prédio da Petrobras
(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou que o ponto forte do programa é o investimento integrado num único processo.

Ele começa na concessão de bolsas acadêmicas, focadas em temas de interesse para desenvolvimento tecnológico, e se estende até o suporte na criação e consolidação de novas empresas de base tecnológica para provimento de soluções inovadoras para a indústria.

A expectativa do programa da Petrobras é criar quatro mil bolsas de estudo, desenvolver 400 novas empresas de base tecnológica e criar mais de 100 novos fornecedores para a indústria num espaço de cinco anos.

A gerente executiva do Centro de Pesquisa da Petrobras, Maíza Goulart, estima que, quando o programa estiver em pleno funcionamento, serão, anualmente, em torno de mil bolsas acadêmicas ativas, distribuídas por cerca de 50 temas de interesse da empresa.

Segundo o diretor de Tecnologia e Engenharia da Petrobras, José Carlos Travassos, o programa vai enriquecer o ecossistema de fornecedores nacionais e criar um “círculo virtuoso e inédito” no setor.

O programa também visa acelerar tecnologias com alto potencial de aplicação e ampliar a capacidade de resposta, inovação, competitividade e robustez do mercado nacional.

Outras iniciativas

Além desse programa inédito, a Petrobras mantém outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação.

Uma delas é o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil), que financia bolsas acadêmicas.

Outra é a Petrobras Conexões para Inovação, que conecta a empresa com startups, universidades e instituições de ciência e tecnologia.

Com informações de Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!