A Microsoft lançou o recurso de áudio espacial para o aplicativo de desktop do Teams em dispositivos Windows e Mac. A opção faz com que as vozes dos participantes da chamada fiquem distintas, como se o áudio de cada pessoa estivesse em uma posição diferente, tornando as ligações semelhantes a uma sala de reuniões.
O recurso permite que os participantes utilizem sua audição binaural (uso dos dois ouvidos para detectar de onde vem os sons), diferente da maioria dos aplicativos de chamada que usam apenas um áudio monofônico, em que todas as vozes são transmitidas em apenas um canal.
O mecanismo também organiza a localização de áudio que o usuário pode perceber de acordo com as imagens dos participantes da chamada. Ou seja, se a imagem de uma pessoa está no lado esquerdo da tela, seu áudio ficará concentrado no mesmo lado. Isso facilita a identificação de quem está falando.
A Microsoft informa que o recurso é compatível com fones de ouvido (com entradas USB ou de conectores de áudio) e alguns fones sem fio conectados por dongle USB — um adaptador conectado ao computador utilizado para transmitir e receber sinal Bluetooth.
Com o Windows 11 oferecendo suporte ao Bluetooth LE, é esperado que, futuramente, o áudio espacial do Teams comece a funcionar com fones de ouvido sem fio e sem a necessidade de um dongle USB.
Dispositivos com som estéreo, como laptops também poderão usar o recurso.
Como ativar o áudio espacial
Com informações de The Verge e Microsoft.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários