O número de ocorrências de roubos e furtos de aparelhos celulares no estado de São Paulo caiu 3% no 1º semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a Apple ultrapassou a Motorola para ocupar o segundo lugar entre as marcas mais roubadas, com a Samsung se mantendo firmemente na ponta.

Os furtos, que são caracterizados pela subtração de celulares sem violência, representam 50,98% dos casos, enquanto os roubos, que envolvem subtração de celulares com violência, representam 44,27% das ocorrências.

As marcas mais roubadas

A análise também revelou as marcas de celular mais roubadas e furtadas no estado. A Samsung lidera o ranking, com 33,48% dos casos, seguida pela Apple com 26,51% e Motorola com 22,27%. Veja o ranking:

A maioria das ocorrências acontece durante a noite, principalmente entre quinta-feira e domingo, e em locais públicos. A facilidade de venda e o valor do celular são atrativos para os criminosos.

Para se proteger, especialistas recomendam entrar em estabelecimentos comerciais ou públicos para fazer chamadas ou responder mensagens, além de desconfiar de movimentações estranhas ao redor e trocar as senhas após um roubo.

Em caso de roubo, é importante fazer um boletim de ocorrência, bloquear contas e cartões bancários, trocar as senhas de redes sociais e buscar e bloquear remotamente o celular.

Com informações do Tilt.