A tecnologia das e-bikes avança a pedaladas largas. À medida que mais recursos chegam às bicicletas elétricas, fica cada vez mais difícil distingui-las dos dispositivos IoT (Internet das Coisas). E a Sram, gigante de componentes para bikes com sede nos EUA, registrou recentemente patentes sobre uma nova peça que pode mudar a interação com bicicletas.
Para quem tem pressa:
Se até agora usa-se uma espécie de gatilho (ou alavanca) para mudar de marcha numa bike, a Sram pode mudar isso para gestos com as mãos ou até mesmo comandos de voz.
Como deve ser
O design proposto de controle por gestos da Sram apresenta uma luva com vários sensores presos aos dedos.
Embora a probabilidade de algum tipo de tecnologia de mudança por gesto pareça bastante improvável, especula-se que as luvas especiais possam ser usadas para controlar os displays das e-bikes, bem como alternar entre várias configurações em movimento.
É importante ressaltar que tudo sobre os novos designs da Sram é puramente especulação.
O que dá para afirmar é que a Sram provavelmente lançará algo grande quando se trata de tecnologia de bicicletas num futuro próximo.
Gestos e comandos nas e-bikes
De fato, o controle de dispositivos por meio de gestos manuais e comandos de voz já existe há vários anos.
Assistentes virtuais – Siri e Alexa, por exemplo – são usadas diariamente e muitos carros possuem recursos que podem ser ativados por gestos e voz.
No entanto, o desenvolvimento de transmissões automáticas como as da Enviolo poderia muito bem tornar irrelevante toda a mudança por voz.
Só que os comandos de voz também podem ser usados em e-bikes de última geração com vários modos de condução.
Por exemplo: comandar a bike elétrica para mudar de um modo para outro, ou talvez até mesmo ajustar as configurações de suspensão na hora.
A Sram já manifestou que pretende se aventurar no mercado de e-bikes, com a recente aquisição da Amprio. Sem mencionar que o especialista em suspensão de bicicletas premium RockShox é uma marca sob o guarda-chuva da Sram.
Fonte: Olhar Digital
Comentários