Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO James Webb captura estrelas em galáxia próxima de nós

James Webb captura estrelas em galáxia próxima de nós

Galáxia NGC 6822 captura pelo Telescópio Espacial James Webb
Galáxia NGC 6822 captura pelo Telescópio Espacial James Webb (Credito: ESA)

O Telescópio Espacial James Webb registrou recentemente imagens impressionantes de uma galáxia vizinha, a cerca de 1,5 milhões de anos-luz de distância da Terra. Sua observação pode ensinar aos pesquisadores mais sobre o universo antigo e pobre em metais.

A galáxia é chamada de NGC 6822, possui um formato irregular que não se enquadra nem em espiral, nem elíptica e é a mais próxima da Via Láctea, exceto pelas pequenas galáxias satélites, como as Grandes e Pequenas Nuvens de Magalhães.

A imagem foi feita usando a câmera de infravermelho próximo (NIRCam) e o instrumento de infravermelho médio (MIRI) do James Webb. O gás e poeira presentes na NGC 6822 está representado pelo brilho verde e dourado, ao fundo é possível ver um campo denso de estrelas e diversas outras galáxias.

Galáxia NGC 6822 captura pelo Telescópio Espacial James Webb
Galáxia NGC 6822 captura pelo Telescópio Espacial James Webb (Credito: ESA)

Os pesquisadores se interessam por essa galáxia porque ela é pobre em metal, ou seja, não possui elementos mais pesados que o hidrogênio e o hélio, de acordo com comunicado da ESA. Assim, elas acabam sendo um bom substituto das primeiras formações galácticas do universo, muito longes de nós para serem observadas com detalhes.

O universo primitivo era pobre em metais 

Pouco tempo depois do Big Bang, o universo era composto majoritariamente por hidrogênio e hélio. Então, as primeiras estrelas e galáxias possuíam baixa metalicidade.

O universo só passou a se tornar mais “rico” em metais depois da morte dessas primeiras estrelas, quando explodiram e dispersaram pelo universo os elementos pesados, formados a partir da fusão de hidrogênio e hélio. Eles passaram a integrar nuvens de poeiras e gás, até colapsarem e daram origem a novas estrelas, que morreram e espalharam mais metais.

A NGC 6822, por ser pobre em metais, possibilita que astrônomos observem a evolução das estrelas e das nuvens de gás e poeira do universo primitivo. Além disso, ela pode ajudar a entender galáxias que não possuem formas bem definidas.

Agora o James Webb está oferecendo uma oportunidade para sabermos mais sobre nosso vizinho galáctico.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários