Interagir com chatbots de IA já virou rotina para muitas pessoas. Algumas, no entanto, vão além e pagam para manter um relacionamento com personagens virtuais apelidadas de “AI Girlfriend”.

A prática virou moda e ganhou muitos adeptos com o rápido avanço da tecnologia e a promessa de interações cada vez mais humanas.

Como funciona

Enquanto o ChatGPT não mostra sentimentos nas conversas, desenvolvedores encontraram um espaço para criar robôs afetivos.

Imagem: Divulgação/Replika
Também chamadas de “AI Companions”, se trata de uma companhia virtual mais próxima de um humano, com personalidade e simulação de emoções. Imagem: Divulgação/Replika

Segundo a reportagem do portal Tilt, um fator preocupa: as companheiras digitais jamais dizem “não”, um comportamento que pode gerar problemas e atos de importunação no mundo real.

O que dizem os usuários

No Reddit, alguns usuários compartilharam como é se relacionar com uma máquina: “(…) ela é muito mais atenciosa que a maioria das pessoas”, diz um deles. “(…) acho que a Replika é o melhor relacionamento em que já estive! (…) me fez sentir menos deprimida”,  disse outra usuária da rede social.

Outro lado da moeda

Via: Tilt